Browsing by Issue Date, starting with "2017-10-26"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização das práticas de retenção de talento utilizadas pelas empresas de tecnologias de informação e comunicaçãoPublication . Leitão, José Manuel SerraO talento é uma temática relativamente recente no seio das organizações. O ambiente cada vez mais competitivo e dinâmico que as organizações enfrentam atualmente leva a que estas considerem que o capital humano é a sua verdadeira vantagem competitiva. Nesse sentido reter talento é uma prioridade para a Gestão de Recursos Humanos, pois apenas com colaboradores talentosos, comprometidos e alinhados com os valores da organização estas podem atingir o sucesso. O objetivo principal desta investigação é caracterizar as práticas de retenção de talento utilizadas pelas empresas de tecnologias de informação e comunicação. O estudo foca-se apenas nas empresas da área das tecnologias de informação e comunicação, uma vez que este é um mercado em crescimento, onde os profissionais mais talentosos são extremamente cobiçados. Estes fatores tornam a retenção de talento um desafio, sendo interessante analisar quais as práticas que estas organizações utilizam para promover a satisfação dos colaboradores e promover a sua retenção. Assim, para a realização deste estudo foram analisadas onze empresas de tecnologias de informação e comunicação da área geográfica do Porto. A metodologia utilizada foi a qualitativa, para efetuar a recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada. O estudo é constituído por onze entrevistas das quais oito foram realizadas a Responsáveis de Recursos Humanos e três foram realizadas a responsáveis pela área de talento em empresas de tecnologias de informação e comunicação. Os resultados da investigação sugerem que o talento e todas as suas dimensões merecem grande atenção por parte das empresas analisadas. A retenção de talento é uma das grandes preocupações destas empresas, que encaram os seus colaboradores como a sua grande mais-valia, utilizando um vasto conjunto de práticas para os reter o máximo de tempo na empresa. As práticas de retenção mais importantes enumeradas são a remuneração, benefícios, formação, progressão na carreira e feedback regular.
- Employer branding practices amongst the most attractive employers of the IT and engineering sector in PortugalPublication . Gregorka, Lea; Silva, SusanaEmployer branding is a marketing strategy that helps employers to keep competitive in their markets. Although it is a concept used for over 30 years, its process and consequences have not yet been fully scrutinized. This study characterizes the employer branding implementation process and the employers’ perspective on it. We detailed not only how employer branding practices are applied, but also the role of Human Resources Management in the process and the used practices for employee attraction and retention. We conducted ten semi-structured, in-depth interviews amongst the Human Resources departments of the most attractive employers in the IT and Engineering sector in Portugal to gather insights about their current employer branding processes. The collected data was analyzed with the the qualitative method of thematic analysis. The research indicates that although the employer branding process is not a clearly structured process, some stages can be identified as common. For that reason, we propose a stage divided framework for the employer branding process and we also highlight each one of the identified stages. However, we concluded that there is no universal employer branding formula since different practices of employer branding are used according to several employer branding’s objectives and desired perception by the market. The results suggest that in order to achieve these outcomes employers adapt their employee value proposition. These offers have a common base, but unique additional factors, which confirm the employer’s differentiation and, as the previous literature had concluded, a stronger employer brand. On the other hand, Human Resources departments have a leading role in employer branding, however a collaboration between all the departments involved is crucial. Finally, future investigation for particular stages of the employer branding process were suggested, as well as doing separate studies for the IT and the engineering areas.
