Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-07"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A estratégia digital de conteúdo dos jornais: comparação online e offline, dentro e fora da silly season. Estudo de caso do Jornal de NotíciasPublication . Ferreira, Ana Maria Lima Faria; Teixeira, Sandrina FranciscaResumo: Temos assistido, nas últimas décadas, à transformação do jornalismo enquanto indústria e enquanto profissão. Muitos meios de comunicação ficaram pelo caminho no feroz percurso de entrada no mundo digital, numa das grandes disrupções a que já assistimos na nossa era. Em Portugal, e apesar de termos cada vez mais meios exclusivamente digitais, existem ainda diferentes reservas ao abandono das técnicas tradicionais de difusão de informação. O Jornal de Notícias (JN) foi o primeiro diário de informação generalista a avançar para uma presença digital. Foi a primeira publicação a atualizar, diariamente, a sua edição online. 20 anos depois, continua a ter uma das mais fortes presenças online. Para percebermos a estratégia de distribuição de conteúdo, por tipo e categorias, que pensamos estar condicionada pelo meio a que se destina e pela consequente rentabilização dos mesmos, decidiu-se analisar a estratégia de conteúdo do JN, dentro e fora da Silly Season. Concretizou-se, para isso, um estudo de caso e recorreu-se ao método de triangulação de dados. Fez-se a análise de todo o conteúdo publicado em papel comparando-o com o conteúdo publicado online, disseminado por email e distribuído no Facebook. A pesquisa foi complementada com uma análise diária das notícias online mais lidas, canais de distribuição com mais sucesso e meios de rentabilização disponíveis nessa mesma notícia. Foi ainda analisado o tema de capa do jornal em papel escolhido em cada dia de análise, mensurando a sua distribuição nos meios online. Foi realizada uma entrevista ao responsável pelo Digital do JN. Por fim usou-se a técnica do questionário, com o intuito de se saber mais acerca dos hábitos de leitura online e, em particular, do JN. Apesar de ter uma profunda implantação online, este meio ainda privilegia o jornal em papel e, admite, ainda não conseguiria sobreviver exclusivamente do negócio online. É um jornal de hard news, mas com características diferentes, dentro e fora da rede.
- Gestão de desempenho numa PME do setor das tecnologias de informaçãoPublication . Ribeiro, Ana Rita da Rocha; Meirinhos, Viviana; Rodrigues, Ana C.Este projeto de intervenção apresenta os pressupostos, a estratégia e os procedimentos realizados para dar resposta a potencialidade selecionada na entidade acolhedora de estágio, a empresa Shortcut, Lda. A Shortcut obteve a certificação na NP4427:2004 e para o cumprimento da referida norma foi proposto a empresa a criação de um sistema de gestão de desempenho. Este sistema é pertinente e uma mais-valia para a referida empresa, nomeadamente para melhorar a gestão dos recursos humanos. O sistema de gestão de desempenho é um processo exigente que permite o alinhamento entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais dos seus colaboradores. Disponibiliza ainda à organização um conjunto de informações que auxiliam no processo de decisão, bem como no desenvolvimento de medidas para corrigir eventuais problemas. Neste projeto apresenta-se um sistema de avaliação de desempenho para a Shortcut. Na metodologia, as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, normativa e empírica, conversas informais e a observação dos colaboradores/diretores no decorrer da realização das suas funções. Assim, com base na informação obtida, foram definidos os objetivos pretendidos para este projeto que permitiram a conceção do planeamento estratégico, com a definição da estratégia, dos respetivos âmbitos e objetivos estratégicos. A partir deste, foi definido o planeamento operacional, através da definição dos objetivos operacionais e respetivas atividades a desenvolver, bem como a calendarização e os momentos de avaliação do projeto. Ao longo do projeto, concebeu-se um conjunto de instrumentos orientadores do sistema, nomeadamente um descritivo de funções, um portefólio de competências bem como uma lista de indicadores para avaliar cada função. Foi também criado um manual do sistema de gestão de desempenho. A implementação deste projeto deu origem a um novo sistema de gestão de desempenho individual, com o respetivo manual do sistema e os instrumentos necessários para a sua concretização. Conclui-se, desta forma, que o projeto colmatou uma lacuna então existente.
- Desenvolvimento de um plano de marketing online: caso de estudo IncBioPublication . Reis, Marta Manuela Lima; Ribeiro, Anabela Paula Alferes FerreiraNuma economia cada vez mais globalizada e competitiva, a internet representa um recurso fundamental para qualquer empresa. O uso crescente deste meio de comunicação nos últimos anos, incentivou várias organizações B2B a criarem uma presença online e a desenvolverem estratégias de marketing cada vez mais criativas. É neste contexto em constante evolução, que se pretende implementar a nova estratégia de marketing online da IncBio, a maior fabricante nacional de equipamentos para produção de biodiesel. Este projeto desenvolve um plano de marketing completamente adaptado às necessidades da empresa e às especificidades de cada canal de marketing. A nova proposta, orientada para mercados business-to-business, procura apoiar e viabilizar a estratégia offline, usando a internet para aumentar a notoriedade da marca, promover os seus produtos/serviços e aumentar a sua interação com o público-alvo. Com uma componente prática bastante extensa, este trabalho contribui com várias ferramentas importantes para a aplicação prática da estratégia online, nomeadamente, um website, templates de email marketing, banners, uma campanha publicitária, novos layouts para os canais sociais e um plano de marketing personalizado. Este é apenas o ponto de partida de um longo processo, onde a dedicação e o empenho são os fatores-chave.
- A comunicação de crise em ambiente digitalPublication . Carvalho, Ana Catarina Nunes; Lima, Ana Patrícia Pinto deA internet é considerada a tecnologia mais inovadora na sociedade de informação. O aparecimento das redes sociais e dos smartphones permitiu estreitar a comunicação entre as marcas e os seus consumidores, sendo considerada uma tecnologia consumer empowering. Esta tecnologia veio alterar as ferramentas utilizadas nos modelos tradicionais de marketing, impondo alterações nos modelos utilizados. As marcas poderão aproveitar essas plataformas para chegar diretamente ao seu público, no entanto, ao integrar, nas suas estratégias de marketing, os media sociais, as empresas deverão estar conscientes da maior exposição a que vão estar sujeitas, surgindo a necessidade de incorporar esta nova realidade nas estratégias utilizadas pelas marcas. Devido ao electronic word-of-mouth, um comentário menos positivo nas redes sociais, pode fazer grandes danos na reputação da empresa. Surge, então, a necessidade de aprofundar o estudo sobre as crises em ambiente digital. Com este estudo de caso exploratório pretende-se verificar o papel da comunicação de crise na relação com o consumidor e a comparação entre a perceção da marca e dos consumidores face à forma como essas crises são geridas em ambiente digital. Através do estudo de caso da marca Zippy, realizado com recurso à triangulação de dados (análise documental, entrevista e inquérito com 204 respondentes), verificou-se que a estratégia de comunicação de crise utilizada pela marca foi a estratégia primária de assumir toda a responsabilidade pelos factos e que a perceção da marca e dos consumidores coincide relativamente à resolução da crise, isso é, existe concordância relativamente à recolha dos frascos de gomas das lojas. Ainda que formalmente, a comunicação de crise não esteja incluída nas estratégias de relação com o cliente, informalmente essa preocupação existe, observando-se através do issue management, do desenvolvimento do departamento de customer service e na clarificação de processos de comunicação interna. Palavras-chave: comunicação de crise, ambiente digital, redes sociais, internet, marketing digital, empowerment, electronic Word of Mouth (eWoM), Relações Públicas online (ePR), Marketing 3.0, Zippy