Browsing by Issue Date, starting with "2014-11-06"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O realizador participante no documentário “Cantareira”Publication . Carvalho, Luís Pedro Pinheiro de Araújo Pinto de; Campos, Jorge Manuel Costa; Nunes, Pedro Sena; Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Dias, José Nuno de Abreu Tudela de Almeida; Vidinha, Francisco João Pereira; Baptista, Maria Adriana da CostaTendo por tema genérico a existência de uma comunidade de pescadores na Cantareira, no centro do Porto, este trabalho tem como objetivo compreender como se processa a realização de um filme em que se tentam assimilar as regras do Cinema Verité e de um realizador que não se pode abster de participar no documentário. A procura pela intimidade com os intervenientes no filme é alvo de estudo e de investigação, de forma a encontrar o dispositivo fílmico que melhor se adequa às necessidades da obra. O produto final deste trabalho materializa-se no documentário “Cantareira”, um filme que acompanha o dia-a-dia de duas famílias da comunidade, tentando mostrar-se o mais próximo possível das pessoas que confiaram em nós para contarmos a sua história. A opção por uma equipa reduzida, com apenas dois elementos, é também um dos pontos de análise deste trabalho, já que, neste caso, esta opção ajudou na nossa proximidade com os elementos da comunidade, mas também colocou alguns entraves no desenrolar dos trabalhos.
- Infância livre, memória e documentárioPublication . Azad, Sara Shams; Campos, Jorge Manuel Costa"Tempos de bairro" explora o desaparecimento de um hábito infantil que era comum em gerações anteriores. Baseado nas memórias de uma infância pessoal, o documentário mostra um período de outrora onde as brincadeiras de rua formavam a paisagem de um bairro. Como tal, ao longo deste trabalho faz-se a revisitação de um passado e relata-se a experiência de um lugar. Evocam-se memórias e questiona-se o desaparecimento dessa 'tradição' infantil. Numa outra dimensão, este projecto é desenvolvido envolta da memória onde há, primeiramente, uma abordagem pessoal sobre as memórias de uma infância e, de seguida, uma procura por alternativas ao uso de material de arquivo. Por este revelar-se insuficiente, expõem-se algumas estratégias de representação dentro e fora do documentário como forma de retratar um tempo passado e de envolver o espectador na história. Com este projecto e a realização deste documentário pretende-se que o espectador se identifique com a temática e que, posteriormente, reconheça o valor dos espaços exteriores como um meio de exploração e de conhecimento do mundo para a infância.
- Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombonePublication . Antão, Ricardo Rodrigues; Coimbra, Daniela da CostaA aprendizagem de um segundo instrumento é uma prática cada vez mais frequente, especialmente no tocante à dualidade trombone/eufónio. No entanto, no início desta prática raramente se abordam as diferenças organológicas e sonoras entre os dois instrumentos, deparando-se o aluno com uma série de fatores que vai descobrindo gradualmente e resolvendo de forma empírica, não consciente de todas as possibilidades técnicas e artísticas que pode explorar. Esta tese aborda esta problemática, com especial enfoque nos seguintes tópicos: (i) aferir possíveis diferenças organológicas e sonoras entre o eufónio e o trombone; (ii) entender que detalhes técnicos podem ser transferidos entre os instrumentos, de modo a beneficiar a prática de ambos pelos instrumentistas que fazem doubling. Desta forma, foram realizados um total de 7 inquéritos. Um inquérito por questionário a um construtor de instrumentos da marca Yamaha, um inquérito por entrevista e cinco inquéritos por questionário a músicos profissionais com carreira internacional, que fazem a prática de doubling dos instrumentos na sua atividade. Adicionalmente, foram efetuadas medições sonoras a fim de verificar se as diferenças tímbricas descritas comummente por executantes e pelo público no tocante ao trombone e o eufónio encontram paralelo no espectro sonoro. Finalmente, foi encomendada e estreada uma obra original para eufónio e trombone, de Daniel Moreira, As Três Faces da Serra de forma a concretizar artisticamente as motivações que levaram à realização do presente estudo. Os resultados apontam para uma maior facilidade em alternar a prática dos instrumentos quando se possui uma consciência sistematizada das suas diferenças ao nível técnico e sonoro. Conclui-se que uma maior facilidade no domínio técnico de um instrumento permite a transferência dos conhecimentos adquiridos para a prática do outro, e que esta transferência é biunívoca. Ou seja, a prática do segundo instrumento permite por sua vez benefícios para a prática do primeiro.
- A criação sonora do filme que conjuga o live action e a animação: a rapariga que imaginou um contoPublication . Prezado, Alexandra Maria Guimarães; Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira Pais; Conceição, Marco Paulo BarbosaPartindo da premissa de que o som influência o conteúdo dramático e emocional da narrativa de um filme, este ensaio pretende estabelecer uma aproximação entre o enquadramento teórico e de investigação, com a aplicação prática dos temas estudados através da criação sonora da curta-metragem híbrida desenvolvida. Assim, o trabalho proposto irá assentar no estudo e análise da linguagem e da criação sonora de personagens animadas e de como esta vertente se interliga com o live action. A abordagem tomada foi por isso tanto tecnológica como criativa. Através do sound design da curta-metragem que conjuga o live action e a animação “A rapariga que imaginou um conto”, propunha-se a realização de uma criação sonora criativa que imergisse o público. Para isso, de forma a auxiliar o trabalho criativo do sound design, foi explorado um formato de reprodução surround 7.1 como meio de criatividade, pois este permite “mergulhar” o espetador na história através da “dimensão sonora 3D”. Para tal, foi necessário perceber como tirar partido deste formato na criação e reprodução dos elementos sonoros. Desta forma, foram elaborados estudos de caso onde são analisados filmes e explorados os conceitos estudados.
- A afinação da Cantareira: os marcos sonoros de Murray Schafer como processo na direção de som do documentárioPublication . Flor, Aline Rebeca; Campos, Jorge Manuel Costa; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Dias, José Nuno de Abreu Tudela de Almeida; Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Nunes, Pedro Sena; Baptista, Maria Adriana da CostaEste ensaio descreve o trabalho da direção de som do filme “Cantareira”, um documentário sobre a comunidade de pescadores da Foz do Douro, no Porto, em busca de uma representação sonora do conceito de uma aldeia no meio da cidade e de pistas sobre as motivações que prendem os habitantes àquele lugar. A partir do conceito de marco sonoro de Murray Schafer, é feita uma caracterização do espaço e a forma como os seus habitantes existem nele, tendo em vista desenvolver o trabalho de planeamento, captação e edição de som com base na experiência pessoal de contacto com os personagens e espaços, explorando características e contrastes sonoros que forneçam interpretações do universo que se pretende representar. Da perspetiva do som, conclui-se que a paisagem da Cantareira e em particular os seus marcos sonoros - o rio Douro e as vozes dos membros da comunidade - fazem com que o espaço em si (a sua localização e a forma como congrega um grupo específico de indivíduos) seja um elemento essencial da comunidade, influenciando a sua forma de encarar a pesca e a vida em geral, moldando os seus comportamentos e criando um sentido de comunidade que não será, de todo, o mesmo caso tenham que abandonar a Cantareira.
- O impacto da participação em concursos no percurso profissional de flautistas portuguesesPublication . Carvalho, Mafalda Barradas; Coimbra, Daniela da CostaO objectivo desta dissertação foi o de analisar o impacto da participação em concursos no percurso profissional de flautistas portugueses. Para tal, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a nove flautistas profissionais portugueses, membros de orquestras e/ou professores no ensino superior. Foi ainda feito um levantamento dos principais concursos de flauta nacionais e dos principais concursos internacionais, juntamente com o levantamento dos compositores e das obras que estes últimos mais requisitam nas suas provas. Os resultados indicaram que a maioria dos concursos de flauta nacionais ocorre no Norte do País, e teve um aumento significativo em 2006, estando actualmente estabilizado, e que a maioria dos concursos internacionais de flauta ocorre na Europa. Constatou-se que, no que diz respeito aos concursos internacionais, há compositores cujas obras são muito utilizadas como repertório obrigatório. Carl P. E. Bach, Mozart, Debussy, Jolivet e Taffanel são os compositores mais prescritos nestes concursos. Quando olhamos para peças específicas usadas nos concursos aparecem no entanto outros compositores. Se é um facto que a Sonata para flauta solo em lá menor de C.P.E. Bach e os Concertos de Mozart em Sol Maior e em Ré Maior são das mais utilizadas a concurso, encontramos também entre as mais usadas a Sequenza de Berio, a Sonata de Prokofiev e a Sonatina de Dutilleux. Os resultados indicaram ainda que a maioria dos flautistas (sete), sobretudo os mais novos, considera que o impacto da participação em concursos foi muito importante no seu percurso profissional porque permitiram um maior conhecimento do meio artístico, o contacto com novas culturas e com outras formas de tocar, o confronto com diferentes interpretações, o desenvolvimento da capacidade para lidar com a ansiedade na performance e o desenvolvimento da sua auto-eficácia. O facto de os participantes, professores, incentivarem os seus alunos a participar em concursos reforça a importância que os mesmos atribuem a esta actividade. Concluiu-se que os participantes consideraram o impacto da participação em concursos no seu percurso profissional de forma positiva.