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- Tecnologia de apoio em tempo-real ao canto: relação entre parâmetros perceptivos da voz cantada com fenómenos acústicos objectivosPublication . Ferreira, João Filipe de Terleira de Sá; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Ferreira, AníbalA avaliação qualidade de voz de um cantor ou de um estudante de canto, está normalmente associada a fenómenos de percepção e à interpretação de um som pelo orientador ou professor. Estes fenómenos de natureza auditiva são frequentemente subjectivos e dependentes da interpretação de cada orientador. Embora existam certos parâmetros de avaliação e classificação de cada tipo de voz relativamente consensuais, estes são de natureza subjectiva e por vezes difíceis de explicar. Uma das grandes batalhas dos orientadores/professores de canto é de facto, saber interpretar e descodificar os vícios e o porquê das dificuldades de cada cantor, com base única e exclusivamente na sua audição. A tecnologia carece, até ao momento, de qualquer dispositivo ou software capaz de interpretar e comprovar o que distingue uma voz com maior ou menor qualidade. Esta dissertação, insere-se num projecto apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa a elaboração de um apoio ao ensino do canto, tanto num contexto de aula como fora desta. Nesta dissertação foram estudados vários parâmetros percetivos normalmente utilizados no contexto de uma aula de Canto, mas desconhecidos ou difíceis de interpretar para o público leigo e muitas vezes pelos próprios estudantes quando estes se encontram numa fase inicial da sua aprendizagem. Seguidamente, foram efectuados diversos testes baseados na área da engenharia de processamento de sinal onde as gravações efectuadas foram analisadas e delas retiradas características acústicas representativas cuja correspondência se pretende estabelecer com parâmetros percetivos. O objectivo deste trabalho de investigação é então identificar, caracterizar e definir, da forma mais objetiva possível, os atributos musicais/estilísticos/expressivos mais importantes da voz cantada, em correspondência com parâmetros perceptivos (e.g., altura, brilho, etc.) e estabelecer uma conexão entre esses parâmetros e características acústicas objetivas obtidas na análise das gravações. Este projecto de investigação será articulado com investigação na área da engenharia de processamento de sinal visando apurar características acústicas da voz que correlacionam e comprovam os parâmetros perceptivos seleccionados através da existência de tais fenómenos acústicos ou não.
- Estudo termográfico de instrumentistas de sopro: contributo para a prevenção de problemas músculo-esqueléticos no saxofonePublication . Leite, Hugo Miguel Vieira Pinto; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daDurante o estudo do saxofone é exigida ao praticante longas horas de estudo, o que pode acarretar graves problemas músculo-esqueléticos. Os membros mais afetados pelos problemas músculo-esqueléticos são as mãos e os pulsos sofrendo assim de tendinites e problemas do túnel cárpico, bem como a cervical e trapézio, dando origem às Raquialgias. Estes problemas são provocados pela tensão exigida ao corpo devido a uma posição incorreta durante o estudo. Todos estes problemas afetam grandemente a performance do saxofonista. Este estudo de caso a 11 sujeitos de investigação oriundos do Ensino superior de música (saxofonistas atualmente estudantes da ESMAE) pretende contribuir para a prevenção dos problemas atrás descritos. A metodologia adotada foi a utilização da câmara termográfica Flir® A 325, através da captação de imagens em descanso e em performance, sendo depois analisados os resultados relativos à atividade muscular dos 2 braços e do pescoço (incluindo trapézio). Concluiu-se que o tipo de correia (ou correia tipo fita ou correia tipo suspensórios) tem influência direta na atividade muscular dos saxofonistas, e por consequência, no seu rendimento na performance musical de qualidade.
