Browsing by Issue Date, starting with "2011-02"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Atividade do músculo solear nos dois membros inferiores em sujeitos com acidente vascular encefálico-sub-fase média de apoio da marchaPublication . Silva, Augusta; Santos, Rubim; Sousa, FilipaO objetivo da presente investigação foi estudar as diferenças de magnitude da atividade electromiográfica do músculo solear, durante a sub-fase média de apoio da marcha, entre os dois membros inferiores em indivíduos com acidente vascular encefálico. Foi constituída uma amostra, de forma não probabilística voluntária de cinco indivíduos com alterações neuro-motoras por AVE. O sinal electromiográfico foi recolhido e tratado pelo sistema Biopac MP 150 Worksation, e o software de apoio Acqknowledge® versão 3.9. foi utilizada uma Plataforma de forças e respectivo amplificador Bertec AM6300. Foi utilizada a versão adaptada para a população portuguesa da Fugl-Meyer AssessmentfsensorimotorRecoveryafterStroke. Para determinar o onset do sinal electromiográfico foi identificado o seu valor de atividade basal. O sinal da plataforma de forças foi normalizado ao peso e à velocidade da marcha dos sujeitos. Para a análise estatística das variáveis em estudo foi utilizado o software SPPS®. O intervalo de confiança utilizado foi de 95%, com um nível de significância de 0,05. Os resultados permitem-nos verificar uma tendência para uma diminuição da atividade electromiográfica do músculo solear no membro inferior menos comprometido. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para a atividade eletromiográfica do músculo solear entre os dois membros inferiores na sub-fase média de apoio da marcha nos sujeitos com AVE.
- Alterações no recrutamento dos músculos abdominais em indivíduos com história de dor lombopélvica em movimentos do membro superiorPublication . Carvalho, Paulo; Moreira, Camilo; Santos, Rubim; Boas, João Paulo VilasVerificar se existem alterações no padrão de recrutamento do transverso do abdómen/oblíquo interno, recto abdominal e oblíquo externo em indivíduos com história de dor lombopélvica.
- Caracterização biomecânica do gesto de alcançar em indiv'iduos pós acidente vascular encefálicoPublication . Silva, Cláudia; Correia, Miguel V.; Vilas-Boas, João Paulo; Santos, RubimÉ objectivo deste trabalho caracterizar biomecanicamente o gesto de alcançar em indivíduos pós Acidente Vascular Encefálico. A amostra é constituída por 4 indivíduos sem patologia do foro neuro-músculo-esquelético e 4 indivíduos com confirmação imagiológica do diagnóstico de AVE único e unilateral no território da artéria cerebral média, há pelo menos 3 meses; ausência de neglet; ausência de alterações visuais, perceptivas ou cognitivas e capacidade de realizar movimento activo no membro superior predominantemente afectado de pelo menos 15º no ombro e cotovelo. A partir de uma posição de sentado pré-definida, cada indivíduo foi instruído a executar a tarefa funcional de alcançar um alvo (copo com sumo), colocado sobre uma mesa, no limite anatómico da distância de alcance funcional da mão. Para a análise cinemática foram usadas 4 câmaras dispostas duas a duas para avaliação do movimento de cada um dos membros superiores. Foram colocados marcadores reflectores nas seguintes estruturas ósseas: esterno; acrómio (bilateralmente); epicôndilo lateral; processo estilóide do cúbito, 3º metacarpo e grande trocânter. Foi também colocado um marcador no objecto-alvo. Recorreu-se ao software APAS para análise das seguintes variáveis cinemáticas: tempo de execução do movimento, velocidade máxima da mão, unidades de movimento, trajectória (através do índex de curvatura) e extensão do cotovelo. Verificou-se que no grupo de indivíduos com AVE comparativamente ao grupo de indivíduos sem patologia, o tempo de execução do movimento foi superior (5,8±2,48 e 0,9±0,22 respectivamente), a velocidade máxima da mão foi inferior (101,7±32,62 e 153,3±56,32 respectivamente), o número de unidades de movimento foi superior (6,3±1,50 e 2,5±0,58 respectivamente), o índex de curvatura foi superior (1,8±0,54 e 1,2±0,1 respectivamente) e a amplitude de extensão do cotovelo foi inferior (15,3±16,48 e 50,2±6,72 respectivamente). Os indivíduos com AVE apresentam alterações nos parâmetros cinemáticos analisados, quando comparados com indivíduos sem patologia.
- Padrão de recrutamento e tempos de pré-activação muscular em indivíduos dos géneros masculino e feminino no "Landing"Publication . Mesquita Montes, António; Moreira, Camilo; Santos, Rubim; Carvalho, PauloInvestigar estratégias ativas de controlo neuromotor do joelho (padrão de recrutamento e tempo de pré-ativação muscular) entre géneros, no “landing”. 7 indivíduos do género masculino (Grupo I) e 14 indivíduos de género feminino (Grupo II), com idades compreendidas entre os 18 e 28 anos, realizaram um protocolo de “landing” unipodal, de uma plataforma de 32 cm. Foi avaliada por eletromiografia de superfície – sistema Biopac, MP100 Workstation, e software de apoio Acqknoeledge ® -3.9, a atividade muscular do Recto Femoral, Vasto Medial, Vasto Lateral, Bícipite Femoral e Gémeo Medial. O Recto Femoral exibiu um tempo de pré-ativação maior no Grupo II, em relação ao Grupo I (p˂0,05). Comparado ao compartimento lateral (vasto lateral e bicípite femoral), o vasto medial expôs um tempo de pré-ativação maior no Grupo I (p˂0,05). No “landing” os géneros masculino e feminino possuem diferenças nas estratégias ativas de controlo neuromotor do joelho (padrão e recrutamento e tempo de pré-ativação), que podem explicar uma maior incidência de lesão do ligamento cruzado anterior no género feminino.
- A influência da ativação dos músculos do ouvido médio no seu comportamento biomecânicoPublication . Gentil, Fernanda; Garbe, Carolina; Parente, Marco; Martins, Pedro; Paço, João; Natal, RenatoA cadeia timpano-ossicular do ouvido médio humano é composta por três ossículos, ligamentos, músculos e tendões. Estes músculos (tensor do timpano e estapédico) têm uma ação protetora do ouvido interno, evitando que sons fortes o possam danificar. Neste trabalho é estudado o comportamento destes músculos, procurando a influência correta sobre a biomecânica do ouvido médio. Com base em imagens de tomografia computorizada (TC), foi criado um modelo da membrana timpânica e ossículos. A discretização deste modelo 3D foi feita através do programa ABAQUS. Usando o modelo de Hill, procedeu-se a simulação dos músculos e os resultados foram comparados considerando o seu comportamento passivo e ativo.
- Conforto Térmico em Meio Hospitalar: o caso do Serviço de Esterilização.Publication . Alberto Alves Carvalhais, Carlos; Santos, Joana; Lourenço, Irina; Teixeira, João Paulo; Santos Baptista, JoãoOs hospitais constituem locais de trabalho bastante peculiares, concebidos quase exclusivamente em função das necessidades dos utentes, proporcionando aos seus trabalhadores condições laborais precárias. Os parâmetros especificados na legislação nacional respeitantes ao ambiente térmico, cingem-se aos valores de temperatura, humidade e velocidade do ar recomendados pelo DL nº 243/86 de 20 de Agosto e DL nº 79/2006 de 4 de Abril,respectivamente. Para além da conformidade legal dos parâmetros térmicos, este trabalho teve como objectivo determinar índices de conforto térmico, sensações e preferências, a partir de um estudo de campo efectuado no Serviço de Esterilização duma Unidade Hospitalar do Porto, durante os meses de Julho e Agosto de 2010. A determinação e interpretação analítica do conforto térmico, foi efectuada com base nos pressupostos das normas ISO 7726:1998, ISO 8996:2004 e ISO 7730:2005. Complementarmente aplicou-se um questionário para aferir as variáveis subjectivas, baseado na norma ISO 10551:1995. Verificou-se que os valores de humidade do ar obtidos durante a semana se enquadraram na gama de valores recomendados (50 a 70%). No que se refere à temperatura, os valores encontrados foram superiores ao recomendado (18 a 22ºC). No que respeita à velocidade do ar os valores obtidos ultrapassaram em certas ocasiões os 0,2 m/s recomendados. Relativamente aos índices de conforto, o PMV e o PPD ultrapassaram em alguns períodos da semana a gama recomendada de -0,5 a +0,5 e <10%, respectivamente. A aplicação do questionário permitiu verificar que no início do turno (44,7%) dos trabalhadores se sentia "confortável". Relativamente às preferências térmicas, no mesmo período a maioria dos trabalhadores questionados (39,7%) preferiam que o ambiente mantivesse as mesmas condições. No final do turno as sensações e preferências térmicas foram similares. Concluiu-se que eventualmente os índices PMV/PPD poderão ser inadequados para aferir a sensações de conforto em ambiente hospitalar.
- Qualidade do ar interior em jardins-de-infância: relação entre os parâmetros ambientais e os níveis de ocupação dos espaçosPublication . Santos, Joana; Aguiar, Mafalda; Alberto Alves Carvalhais, Carlos; Pereira, Cristiana; Fernandes, Anabela; Vieira Da Silva, Manuela; Santos Baptista, João; Teixeira, João PauloOs edifícios escolares são espaços com características específicas, onde a garantia de condições de trabalho saudáveis é fundamental para a aprendizagem e bem-estar dos ocupantes. Contudo, os novos padrões arquitectónicos têm potenciado o aparecimento de edifícios mais herméticos, com reduzidas taxas de ventilação e problemas relacionados com a qualidade do ar interior (QAI). Com a recente legislação, adoptaram-se valores de referência para os parâmetros químicos e microbiológicos. A concentração de CO2 e microrganismos viáveis pode dar uma boa indicação da eficiência da ventilação. Neste âmbito, efectuou-se um estudo que teve como objectivos relacionar as concentrações de CO2 e microrganismos viáveis com os níveis de ocupação e eficiência da ventilação de salas de aulas. A quantificação dos parâmetros ambientais baseou-se na caracterização estrutural e de funcionamento do edifício. As amostragens foram efectuadas na Primavera, em nove salas de aula de quatro jardins-de-infância (JI) com diferentes tipos de construção. Os resultados demonstraram que os JI recentes apresentaram concentrações médias de CO2 superiores às verificadas nos JI do "plano centenário", atingindo valores máximos de 3400 ppm nos períodos de ocupação. Obtiveram-se concentrações elevadas de bactérias gram positivas nos JI de construção recente, que podem estar relacionadas com a sobrelotação dos espaços e ventilação insuficiente. Os valores de velocidade do ar também revelam a constante estagnação do ar nos espaços. O aumento das taxas de ventilação e sensibilização dos ocupantes são medidas chave para a melhoria da QAI. Contudo, é na fase de projecto do edifício que devem surgir preocupações com a QAI.
- Lichens as bio indicators of atmospheric pollution in Porto, PortugalPublication . Freitas, Marisa; Costa, Natália; Rodrigues, Matilde; Marques, Joana; Vieira Da Silva, ManuelaThe emission of air pollutants mainly from anthropogenic sources has led to the degradation of air quality. These pollutants determine the occurrence or worsening of respiratory disorders. Biomonitoring provides information on the quality of the environment or its modifications, having been used as an alternative to monitoring of chemical pollutants. The variation of the biodiversity of lichens can be used as a warning to check if other biological systems are being affected by atmospheric pollution. Lichens have been used as bioindicators, since they have differential sensitivity to air pollution. The purpose of this study was to assess the diversity and abundance of lichens in different zones of the Porto (North Portugal) with respect to the rates of atmospheric pollutants. Three zones were selected for sampling, represented by urban, suburban and rural zones. LDV was calculated for each zone. The average concentrations of CO, CO2, SO2, NO2, O3 and PM10 were also measured. The most sensitive lichens were present in the area with the highest LDV. In places where there were higher concentrations of pollutants, namely NO2 and SO2 a lower LDV. This study suggests that lichens can be used as prevention systems to protect public health, in particular diseases related to air pollution and as a potential alternative or complement to expensive chemical monitoring equipment.
- O corpo e o ovo: o movimento criativo enquanto expressão da criançaPublication . Lourenço, Paula Rita da Silva; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de; Barroso, Maria PiaActualmente, o currículo escolar inclui na educação as artes criativas e expressivas, como veículos através dos quais a criança tem a possibilidade de expressar-se, de tirar dela o que tem de melhor, no que respeita às suas competências em vários níveis. Esta pesquisa aborda o Movimento Criativo como possibilidade para uma educação prática e integral, em contexto escolar, uma vez que se constitui como uma ferramenta que contribui para estimular a aprendizagem global da criança, aprimorar o comportamento, resgatar valores sociais e culturais, assim como motivar para o prazer lúdico em relação ao desenvolvimento físico, emocional e intelectual. A presente dissertação teve como objectivo averiguar o lugar, a realidade desta actividade artística numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e analisar as formas de movimento e o seu significado, acreditando que o movimento criativo pode ser encarado como um recurso psicopedagógico eficiente, para reduzir ou eliminar alguns obstáculos no processo educativo e no desenvolvimento pessoal das crianças. Este estudo fundamentou-se em autores como Rudolf Von Laban, Célestin Freinet, entre outros. A abordagem metodológica é qualitativa e assente num estudo de caso que utiliza o movimento criativo, aplicado a um grupo de dezoito alunos do 1º e 2º anos de escolaridade (sete raparigas e onze rapazes), com idades compreendidas entre seis e oito anos, da Escola Básica do 1º Ciclo de Fajozes – Macieira da Maia. Para a realização desta pesquisa, propus-me a criar e a desenvolver um plano de trabalho em que contemplasse a área do movimento criativo e as outras áreas curriculares. As actividades foram desenvolvidas nessa escola. A recolha de dados esteve assente na observação participante, assim como no trabalho com documentos de registo audiovisual e na criação de um diário de bordo adequado à proposta. Todos os dados deste processo de investigação-acção foram analisados qualitativamente, com vista a averiguar o que evoluiu ou não. O estudo permitiu concluir que o movimento criativo contribuiu para que as crianças, de um modo geral, obtivessem um relevante e significativo empenho no que confere aos objectivos propostos. A pesquisa demonstrou a necessidade de repensar sobre a pertinência e o reconhecimento destas práticas artísticas, no currículo das escolas do 1º CEB, com vista à educação integral e ao sucesso educativo das crianças.
- O Teatro Regional da Serra de Montemuro: uma viagem dos sentidosPublication . Carvalho, Vera Mónica Almeida Pitrez de; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eO presente trabalho é um estudo de caso que se integra no âmbito do Mestrado em Teatro – Variante: Direcção de Cena e Produção, ministrado na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo. Consiste num trabalho individual de pesquisa, sobre uma companhia de teatro – Teatro Regional Serra do Montemuro - que tem como principal objectivo a análise do processo de formação, de desenvolvimento, de criação e produção desta estrutura teatral. No presente estudo, proponho-me reunir informações sobre a Companhia Teatro de Campo Benfeito e sobre o seu trabalho de forma a reflectir sobre os processos de criação e produção teatral partindo de um contexto específico.