ESE - CIPEM - Revista Música, Psicologia e Educação - 2002 (Nº 4)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - CIPEM - Revista Música, Psicologia e Educação - 2002 (Nº 4) by Issue Date
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Princípios e implicações da gestão curricular localPublication . Leite, CarlindaA reorganização curricular do ensino básico, pretendendo constituir uma resposta às críticas que ao longo dos tempos têm sido feitas aos modos de conceber e desenvolver o currículo escolar, apoia- se em princípios que fazem das escolas e dos professores decisores desse currículo, decisões essas tomadas em função das características locais e das populações escolares. No quadro desta ideia, as escolas e os professores são desafiados a organizarem-se em torno de projectos curriculares. São as possibilidades que oferecem estes projectos, bem como o que eles implicam em termos de procedimentos educativos, que estão focados neste texto. Argumenta -se que estes processos de gestão curricular local se justificam como meios de viabilizar um currículo mais rigoroso, mais rico , mais reflexivo e mais relacional e onde as situações educacionais são partilhadas por todos os alunos e não apenas por uma elite intelectual.
- Reflexões em torno do conceito de projecto em educação e na comunidadePublication . Santos, Milice Ribeiro dos; Leite, Elvira; Silva, Inês Moreira da; Ralha, SusanaNo âmbito da IV Escola de Outono foram apresentadas as seguintes comunicações em torno do conceito de Projecto. Estes trabalhos são aqui divulgados em forma de reflexão ou de relato de experiência, quer como Trabalho de Projecto, ferramenta metodológica a implementar na Área de Projecto consignada no currículo do ensino básico, quer no âmbito mais vasto do trabalho cultural na comunidade.
- Ouvir música em casa e na escola: influência do contexto, em crianças e adolescentesPublication . Boal-Palheiros, G.; Hargreaves, DavidEste estudo investigou as diversas funções de ouvir música em diferentes contextos, casa e escola e os efeitos potenciais da idade e da nacionalidade nestas diferenças. Foi realizada uma entrevista estruturada com questões abertas, que abrangeram o papel da audição musical no conjunto de actividades de lazer das crianças e aspectos específicos dos contextos casa e escola. A amostra consistiu em quatro grupos, num total de 120 participantes, provenientes de duas faixas etárias (9-10 anos e 13-14 anos) e duas nacionalidades (ingleses e portugueses).
- A música no ensino básico: por uma prática artística sustentadaPublication . Figueiredo, Isabel; Vasconcelos, António ÂngeloNo que se refere à música, a reorganização curricular do ensino bisico constitui um passo importante para encontrar caminhos na relação sempre difícil entre a arte e a educação na escola, atendendo ao contexto incerto e paradoxal das sociedades contemporâneas (Handy, 1994; Nóvoa, 1989; Perrenoud, 1996). Contudo, existe ainda um longo caminho a percorrer ao nível das políticas, da administração, das comuni-dades, dos professores, da formação inicial e contínua, das práticas pedagógico-artísticas e dos recursos existentes.
- Educação musical em contexto: à procura de uma nova praxisPublication . Mota, Graça; Costa, Jorge Alexandre; Leite, AnabelaEste artigo é o resultado de urna primeira análise dos dados recolhidos no âmbito de um projecto de investigação subsidiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
- Articulações de processos pedagógicos e musicais em contextos escolares e não escolares: estudo de caso na Bahia, BrasilPublication . Oliveira, Alda deEste estudo investiga as articulações de processos pedagógicos e musicais de indivíduos que vivem simultaneamente experiências musicais em contextos escolares e não escolares. Especificamente, este estudo relata a situação da banda PAG, em Salvador, Bahia, Brasil. Dados foram coletados no período de aproximadamente um ano, em cinco encontros através de entrevistas semi-estruturadas, observações de campo e gravações em audio e video.
