ISEP - DEE - Neutro à Terra - Revista Técnico-Científica - 2016 (Nº 18)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DEE - Neutro à Terra - Revista Técnico-Científica - 2016 (Nº 18) by Issue Date
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Eficiência energética em equipamentos de força-motrizPublication . Carvalho, José António BelezaA Eficiência Energética (EE) visa proporcionar o mesmo nível de produção de bens, serviços e de conforto através de tecnologias que reduzem os consumos face a soluções convencionais. A EE pode conduzir a reduções substanciais do consumo de energia e das emissões de poluentes associadas à sua conversão. Em muitas situações a EE pode também conduzir a uma elevada economia nos custos do ciclo de vida dos equipamentos utilizadores de energia (custo inicial mais custo de funcionamento ao longo da vida útil).
- ITED 3 – evolução nas regras técnicas de projeto e instalação de infraestruturas de telecomunicações em edifíciosPublication . Cota, NunoDez anos após a publicação da primeira edição do Manual ITED, entrou em vigor em 2015 a terceira edição deste manual, contendo as novas regras técnicas aplicadas ao projeto e instalação de Infraestruturas de telecomunicações em edifícios, denominadas por ITED 3.
- Proteção das pessoas nos esquemas de ligação à terra “TN” e “IT”Publication . Carvalho, José António BelezaO correto dimensionamento dos dispositivos de proteção das pessoas contra contactos indiretos em instalações elétricas de Baixa Tensão (BT), é uma das condições fundamentais para que uma instalação possa ser utilizada e explorada com conforto e em perfeitas condições de segurança. De acordo com a normalização em vigor, é, também, uma das condições essenciais para a certificação ou licenciamento das instalações elétricas por parte das entidades ou organismos responsáveis, a quem estão atribuídas estas competências. A função dos dispositivos de proteção das pessoas contra os contactos indiretos será o corte automático da alimentação da instalação elétrica, que em caso de defeito, e em consequência do valor e da duração da tensão de contacto, evitará o risco de se produzirem efeitos fisiopatológicos perigosos nas pessoas. As medidas de proteção adotadas obrigam à coordenação entre os Esquemas de Ligação à Terra (ELT)) adotados, as características dos condutores de proteção e os respetivos dispositivos de proteção. Neste artigo são apresentados alguns exemplos de cálculo dos dispositivos de proteção das pessoas contra contactos indiretos, de acordo com o ELT adotado para a instalação elétrica.
- Avaliação dos primeiros 6 anos de uma microprodução fotovoltaicaPublication . Andrade, António Carvalho deAs energias fósseis foram um fator vital para a industrialização até à atualidade. Mas a sua utilização não é neutra do ponto de vista ambiental, pois são libertados gases de efeito de estufa (GEE), que estão a alterar o equilíbrio da nossa atmosfera que existia no período pré-industrial. Apoiado em estudos científicos cada vez mais credibilizados pela comunidade científica, o poder político está a ficar cada vez mais consciente das suas consequências climáticas, e por isso empenhado em mudar a matriz energética com vista à sua progressiva redução, substituindo-as por energias renováveis. Por outro lado, o custo unitário de produção de energia elétrica a partir da energia solar e eólica, devido à progressiva evolução tecnológica que se está a verificar na sua conversão, está continuamente a baixar, concorrendo já em mercado em igualdade de circunstâncias com as energias fosseis, permitindo dessa forma a anulação de subsídios que foram inicialmente necessários para que fosse viável economicamente a sua exploração.
- Conducting and insulating materialsPublication . Bolotinha, ManuelConducting materials may be classified into three groups: conductors, semiconductors and imperfect insulators. This section will cover only conductors. In general, metals and alloys are conductors of electricity. The most common metals used in electricity are copper, aluminium and their alloys.
- KNX - standard internacional para o controlo da habitação e edifíciosPublication . Magalhães, BenildeNa fase de conceção de qualquer edifico, os termos conforto e poupança energética assumem uma relevância crescente. Para além dos aspetos puramente arquitetónicos (orientação do edifício, isolamento térmico e acústico, as fachadas em vidro etc), a introdução de elementos tecnológicos como é o caso da domótica ou imótica, contribuem simultaneamente para controlar as despesas energéticas e proporcionam mais conforto aos utilizadores. A análise global da distribuição dos consumos energéticos em termos de energia final, revela que 50% dos consumos incidem nos sectores que agregam a iluminação, eletrodomésticos, aquecimento e arrefecimento.
- Fundamentos da deteção automática de incêndios em edifícios - parte 2.Publication . Gomes, António Augusto AraújoConforme referido no parágrafo 3 do artigo publicado no número 17 da revista Neutro à Terra, existem no mercado, diversos tipos de detetores automáticos de incêndio. Os detetores de incêndio são normalmente concebidos para detetar uma ou mais características de um incêndio: fumo, calor, radiação (chama) e outros produtos de combustão. Cada tipo de detetor responde com rapidez diferente aos diferentes tipos de incêndio. De entre os diversos tipos de detetores, os detetores de fumos e de temperatura, são os mais utilizados, permitindo dar resposta à generalidade das necessidades de deteção. Para situações particulares de deteção são usados outro tipo de detetores como os detetores de chamas e os detetores lineares.