Browsing by Author "Viana, Jorge Sampaio Barros"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A gravação audiovisual como ferramenta de autorregulação do ensino-aprendizagem da tubaPublication . Viana, Jorge Sampaio Barros; Antão, Ricardo Rodrigues; Silva, David Alexandre Madureira Rocha da; Oliveira, Luís Miguel Figueiredo deO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Unidade Curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, explorando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário na Escola Profissional de Música de Espinho, sob orientação do professor cooperante Luís Oliveira e supervisão do professor David Silva, no ano letivo 2022/2023. O primeiro e segundo capítulos deste trabalho são referentes à componente da Prática de Ensino Supervisionada – do instrumento Tuba, encontrando-se subdividido em duas partes. A primeira parte aborda a contextualização da Escola Profissional de Música de Espinho, o qual compreende uma breve contextualização histórica e uma caracterização escolar – p. ex. comunidade escolar, projeto educativo, missão, plano de atividades. Por sua vez, a segunda parte contém o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada de Tuba e Classe de Conjunto, realizada durante o período de estágio. Nesta parte são explicitados diversos aspetos inerentes ao processo de estágio, nomeadamente a caracterização dos intervenientes, a planificação das aulas observadas e lecionadas, bem como as respetivas reflexões. O terceiro e último capítulo centra-se na componente de investigação “A gravação audiovisual como ferramenta de autorregulação do ensino-aprendizagem da tuba” tendo como objetivos principais compreender o impacto da utilização da gravação audiovisual na aprendizagem musical, especificamente no instrumento tuba. Para o presente trabalho, de revisão sistemática da literatura, foram utilizadas várias bases de dados nacionais e internacionais, incluindo repositórios universitários nacionais, tendo sido consideradas 23 publicações que preenchessem os critérios definidos previamente. Os resultados desses estudos indicaram um impacto significativo da gravação como ferramenta autorreguladora da aprendizagem do instrumento, entre outros, ao nível da autoavaliação, motivação, autonomia e desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.
