Browsing by Author "Tellini, Tais"
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- Melhoria do sistema de fluxo logístico interno - Pull flow: físico e digitalPublication . Tellini, Tais; Silva, Francisco José Gomes daMelhoria contínua é fundamental para o crescimento de qualquer indústria. Na indústria automotiva não será diferente, com tantos avanços tecnológicos nos carros, não é possível pensar apenas no produto final, sem pensar em como aperfeiçoar também a sua produção. Desta forma, além do investimento financeiro em adquirir equipamentos e ferramentas modernas, há que pensar em aumentar a produtividade, sem perder a qualidade do produto acabado. Para isso, adotar boas práticas organizacionais e metodologias de otimização, auxiliam as empresas a terem resultados cada vez melhores. A ferramenta de melhoria, comboio logístico interno, permite realizar a movimentação interna de materiais. É importante que ela seja incrementada de acordo com cada tipo de produção, respeitando sua capacidade e regras da empresa no qual está inserido. Dessa forma, o objetivo desta dissertação, foi examinar as dificuldades que acontecem e propor uma melhoria para o sistema atual de comboio logístico interno de uma indústria de componentes de automóvel. As análises permitiram observar que havia muitas paragens indesejadas nas linhas, uma falha na comunicação entre o operador do comboio, o preparador da embalagem, os monitores das linhas e operadores de cada linha, e um desperdício de tempo da mão de obra do operador do comboio. A partir da identificação destes pontos, e da realidade da empresa, propôs-se o desenvolvimento de um sistema digital para transmitir a informação da necessidade de uma linha ao preparador de embalagem, no armazém de produto acabado. Este sistema foi desenvolvido, uma vez que a empresa não possui um padrão na produção, cada linha possui diferentes referências de produto acabado e com diferentes tempos de ciclo e estava estabelecida uma rota fixa a ser percorrida pelo comboio. Após a implementação do uso deste sistema, concluiu-se que um comboio seria suficiente para abastecer todas as linhas existentes atualmente na empresa. Otimizou-se a comunicação entre as linhas e o armazém de produto acabado, evitando falhas no horário da entrega, bem como no tipo de embalagem a ser entregue, além de promover um melhor aproveitamento da mão de obra do operador do comboio.
