Browsing by Author "Teixeira, Ricardo J."
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Assessing coping, emotional regulation, and psychosocial perceptions of academic stress in undergraduatesPublication . Teixeira, Ricardo J.; Dores, Artemisa Rocha; Barreto, João Francisco; Sucena, Ana; Martins, Helena; Magalhães, AndreiaLiterature suggests most college students appear to lack the knowledge and skills to effectively cope with stressful academic experiences (Gall, Evans, & Bellrose, 2000). Ineffective coping strategies may increase students’ health problems, demand for health services, and attrition rates (Morrison & O’Connor, 2005). This study aims to examine the associations, and processes between psychosocial variables deemed important in academic transitions.
- Childhood depression in a portuguese sample: towards an emerging prevention programPublication . Correia, Liliana; Gianformaggio, Rafael; Douglas, Kissungo; Teixeira, Ricardo J.; Prudêncio, CristinaDepression can be defined as a constant shifting of one’s humor. Children’s depression results from the interaction between environmental variables and genetic predisposition factors. Depression has increased notably in the past century in this population. In Portugal, data concerning depression in children are very scarce.
- A influência do modelo pedagógico em variáveis psicológicas de estudantes do 1º ano da ESTSP-IPPPublication . Teixeira, Ricardo J.; Dores, Artemisa Rocha; Magalhães, Andreia; Barreto, João Francisco; Martins, HelenaA adaptação ao ensino superior reveste-se de experiências académicas que podem constituir fonte de stress para os estudantes. A implementação de novos modelos pedagógicos, no âmbito do processo de Bolonha, introduz novas variáveis cujo impacto, designadamente em termos de saúde, importa conhecer. Este estudo tem como objetivo analisar as associações entre modelo pedagógico (Problem Based Learning – PBL vs. modelos próximos do tradicional) e variáveis psicológicas (coping, desregulação emocional, sintomas psicossomáticos, perceção de stress e afeto). O estudo tem um design transversal. Foram usados os seguintes questionários online: Brief-COPE, Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, Questionário de Manifestações Físicas de Mal-Estar, Escala de Stress Percebido e Escala de Afeto Positivo e Negativo. A amostra é constituída por 183 estudantes do primeiro ano (84% do género feminino) de cursos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto – Instituto Politécnico do Porto (ESTSP-IPP). Resultados – Foram encontradas correlações significativas entre as variáveis demográficas e psicológicas. Considerando diferentes modelos pedagógicos, foram encontradas diferenças significativas nas variáveis psicológicas. Os principais preditores de stress na amostra foram: ser mulher, frequentar uma licenciatura no modelo PBL, ter maiores índices de desregulação emocional, apresentar mais sintomas psicossomáticos, menos afeto positivo e mais afeto negativo. As diferenças encontradas entre modelos pedagógicos são discutidas, possibilitando a reflexão sobre as implicações práticas e sugestões para futuras investigações.
- Objectivos académicos e variáveis psicológicas em estudantes da ESTSP-IPP: o papel do coping e da regulação emocional na experiência com diferentes modelos pedagógicosPublication . Martins, Helena; Teixeira, Ricardo J.; Dores, Artemisa Rocha; Barreto, João Francisco; Sucena, Ana; Magalhães, AndreiaO domínio académico é uma área fundamental para a aquisição de competências auto-regulatórias adaptativas, susceptíveis de potenciar o bem-estar e o desenvolvimento humano. Este estudo pretende investigar variáveis psicológicas que dificultam/facilitam a percepção de concretização de objetivos académicos, comparando grupos de estudantes do 1º ano no modelo de ensino-aprendizagem baseada em problemas (PBLProblem Based Learning) com estudantes de modelos pedagógicos mais tradicionais da ESTSP-IPP. O PBL é um método instrutivo centrado no aluno, dirigido por um problema mal-estruturado mas realista, em que os estudantes colaboram para o desenvolvimento de soluções viáveis. Este modelo pedagógico promove um processo de ensino-aprendizagem onde os estudantes são activos no processo de aprendizagem, ou seja, propõem questões investigativas, exploram e pesquisam informações relevantes, e sugerem soluções (Lambros, 2004). O professor assume o papel de facilitador/guia, ajudando os estudantes através do processo de aprendizagem com estímulo, orientação e recursos (Savin-Baden, 2003).
- Oral hygiene and health education: implications for public healthPublication . Magro, Cátia; Silva, Liliana; Louçano, Marta; Brito, Paula; Teixeira, Ricardo J.; Prudêncio, CristinaDental caries, a progressive infection caused by microorganisms, remain one of the most common diseases throughout the world. The mouth is an ideal environment for bacteria, and one of the best-known for being responsible for dental caries is the Streptococcus mutans.
- Rational medication use: a portuguese-angolan comparative studyPublication . Fernandes, Sara; Monteiro, Daniela; Pais, Patrick; Serra, Cristina; Teixeira, Ricardo J.; Prudêncio, Cristina; Samba, NsévoloDespite the information available about medication use, some risk behaviours persist, such as self-medication, poly-medication, non-adherence, and the disrespect for the health professional recommendations. Literature supports that informing people, through health education strategies alerting to risk behaviors, could promote a better use of medication.