Browsing by Author "Tadeu, Francisca Gomes Guedes"
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- Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumentoPublication . Tadeu, Francisca Gomes Guedes; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Pereira, JoaquimEste relatório representa o trabalho realizado ao longo de um ano de estágio, realizado na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Encontra-se dividido em três partes. A primeira é dedicada à descrição da instituição. A segunda refere-se ao decorrer da Prática de Ensino Supervisionada. Já a terceira e última secção aborda o Projeto de Intervenção relacionado com a Autorregulação no Estudo do Instrumento. Este projeto foi implementado no decorrer do 3º período do ano letivo e consistiu na distribuição de dossiers pelos alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade. Estes foram convidados a preenchê-lo durante os momentos de estudo. O objetivo foi dotar os alunos de ferramentas que permitam, de um modo autónomo, fazer uma melhor gestão do tempo de prática através da definição de objetivos, estratégias e uma autoavaliação sistematizada. Os resultados revelaram-se bastante positivos para os alunos que optaram por participar de um modo mais afincado na experiência. Procurou-se ainda perceber que motivos levaram os restantes alunos a optar pelo não preenchimento das fichas metacognitivas.
- A simbiose entre a flauta e a voz: proposta interpretativa de obras adaptadas da ópera e do liedPublication . Tadeu, Francisca Gomes Guedes; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro LimaO tema da relação entre a flauta e a voz tem sido amplamente estudado nos últimos anos. Contudo, a aplicação a repertório específico era algo que ainda não tinha sido explorado como tema principal de investigação. Esta monografia é o resultado desta aplicação às obras Fantasie Brillante sur Carmen de François Borne e Introdução e Variações sobre tema de “Trockne Blumen” de Franz Schubert. Ao longo deste trabalho são abordados temas como a homogeneidade do som, a projeção sonora, a respiração, o vibrato e o legato da técnica flautística em comparação com o canto. O texto das obras originais é também estudado com o objetivo de tornar a performance mais informada e concordante com a obra original.