Browsing by Author "Szczurek, Viviana Maria Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Possibilidades de uma abordagem didática centrada no aluno: uma experiência em ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Szczurek, Viviana Maria Martins; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, visa perceber a possibilidade de implementação de uma ação pedagógico-didática centrada no aluno, em contexto de ensino-aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira (ILE) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, considerando a noção de inteligência múltipla (Gardner, 1993) e de estilo de aprendizagem (Dunn & Dunn, 1993). O estudo assenta na convicção de que o aluno é a figura central do processo de ensino-aprendizagem (Dewey, 1897; Vygotski, 1984), e de que existem competências necessárias para a aprendizagem efetiva de línguas estrangeiras, além do conhecimento de conteúdos programáticos (Perrenoud, 1999). O estudo empírico desenvolvido em Prática de Ensino Supervisionada insere-se num paradigma investigativo naturalista/interpretativo com contornos de experiencialismo crítico (Alarcão, 2001b). Os dados foram sujeitos a um tratamento quantitativo e qualitativo, bem como a análise de conteúdo, obtidos através dos inquéritos por questionário, da entrevista por “focus group”, das planificações das aulas, das notas de campo, dos relatórios de autoavaliação e heteroavaliação e dos resultados das aprendizagens dos alunos. Constataram-se algumas limitações relativamente ao desenvolvimento do estudo, como a estrutura do questionário utilizado para conhecer os perfis individuais dos alunos. Contudo, o estudo revela que o desenvolvimento de competências é considerado importante na formação dos alunos, podendo depender da formação, atitudes e competências docentes. A abordagem didática centrada no aluno pode não só potenciar a transformação do professor, como também ser influenciada pelo contexto e comunidade escolar.
