Browsing by Author "Sousa, Carlos Manuel Meireles de"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A voz absoluta, ser cada vez mais humanoPublication . Sousa, Carlos Manuel Meireles de; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deA prática regular de entoação de mantras que activam os 7 chakras significa muito mais que relaxar das nossas stressantes rotinas diárias. Ao que parece, a voz cantada usada nos mantras, é um mecanismo natural de equilíbrio humano. Esta prática permite-nos aceder ao que é mais primitivo e mais espiritual em nós, ou por outras palavras, ao nosso eu mais íntimo, ao nosso estado fundamental: Energia. Isto significa que o corpo retoma o seu automatismo inato à medida que a mente aprende a acalmar-se. A voz cantada que equilibra o corpo, a voz falada e a voz cantada artística, no seu conjunto formam a Voz Absoluta, O Potencial Total da Voz Humana. O exercício dos mantras revelou ter efeitos positivos não só no bem-estar geral, como também na emissão da voz cantada requerida no canto artístico. Como a consciência da conexão ao corpo é progressivamente despertada, também a voz é cada vez mais livre e mais poderosa sonora e emocionalmente. Por outro lado, o sistema metafórico dos sete chakras revelou-se um excelente ponto de partida para traçar a grosso um primeiro esboço interpretativo de uma obra. Dada a relação íntima chakra- emoções- zona corporal, podemos desde o primeiro momento que abordamos um texto /partitura identificar as emoções subjacentes aos diferentes trechos e localizar o apoio vocal nas zonas correspondentes. A presente pesquisa culminou na criação da Técnica do Fio de Voz, uma técnica simples de fácil execução que define a produção da voz segundo dois vectores principais, intimamente relacionados com o Chakra do Coração. Em combinação, a consciência corporal que o sistema de chakras ajuda a recuperar e a Técnica do Fio de Voz revelaram-se muito úteis na preparação e execução de diferentes tipos de performance envolvendo o canto.
- A voz matricial: os mantras hindus e o canto gregoriano como estratégias técnico-interpretativas no estudo do canto líricoPublication . Sousa, Carlos Manuel Meireles de; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Fontes, Cecília; Coelho, LilianaNa senda da dissertação de Mestrado A Voz Absoluta, ser cada vez mais humano, chega-nos agora A Voz Matricial, que se divide em dois momentos: o primeiro, em que é registada e refletida as aulas observadas de duas alunas do ensino secundário supletivo e de dois alunos do ensino básico integrado do Conservatório de Música do Porto, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada; o segundo, em que se realiza, como Projeto de Investigação, a revisão de algumas das ideias expostas em A voz Absoluta, ser cada vez mais humano e o seu enquadramento nas Teorias Espiritualistas da Educação. Conclui-se que a prática de cantar mantras permite um mapeamento corporal de emoções muito detalhado que, por sua vez, clarifica muito o conceito de apoio vocal e consequentemente a emissão da voz cantada; a prática de cantar gregoriano revela-se extremamente útil na homogeneização tímbrica, leveza e afinação.