Browsing by Author "Silva, Helena Margarida Ferreira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de qualificação profissional (fase intercalar do estágio)Publication . Silva, Helena Margarida Ferreira da; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de qualificação profissional tem como objetivo central apresentar o processo de desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, decorrente do período de prática pedagógica, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré- Escolar, presente no 1.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A unidade curricular referida apresenta como competências: (i) mobilizar os saberes científicos, pedagógicos e culturais, adquiridos nas unidades curriculares do curso; (ii) saber pensar e agir nos contextos educativos com estratégias pedagógicas diferenciadas; (iii) construir uma atitude profissional reflexiva e investigativa; (iv) coconstruir saberes profissionais através de projetos de investigação; v) problematizar as exigências da prática profissional (ficha curricular). Neste sentido, a prática pedagógica foi desenvolvida em díade de formação, possibilitando a criação de um espaço de reflexão constante, de modo a transformar as práticas e o contexto educativo. O período de prática pedagógica desenvolveu-se tendo como base a metodologia de investigação-ação, através da reflexão e da ação, enquanto eixos estruturantes da prática do profissional de educação, com vista à transformação das práticas educativas. Com efeito, este processo suportou-se nas seguintes estratégias: (i) narrativas individuais; (ii) narrativas colaborativas; (iii) planificações semanais, em equipa educativa; (iv) guiões de pré-observação; (v) reunião de avaliação reguladora. Tendo em conta o disposto anteriormente, o presente relatório configura um documento com um valor formativo ímpar, pretendendo evidenciar as dificuldades e as conquistas, experienciadas no desenvolvimento da prática pedagógica.