Browsing by Author "Silva, Eliton da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Programa EJA-EPT (PROEJA): permanência e casos de sucessoPublication . Silva, Eliton da; Oliveira, Luciana Gomes deA presente pesquisa permeia o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-EJA-EPT (PROEJA), que se vê em atual risco de depreciação. Diante desse contexto, investigaram-se estudantes matriculados e ex-alunos da EJA-EPT (PROEJA), tendo como objetivo identificar os fatores da Permanência dos estudantes matriculados e como os ex-alunos avaliam os impactos da formação, como caso de sucesso, na vida pessoal e profissional. Os sujeitos da pesquisa eram cinco estudantes matriculados no curso técnico em Administração integrado ao ensino médio na modalidade EJA no IFMS, Campus Dourados e cinco egressos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio na modalidade EJA, da antiga Escola Agrotecnica Federal de Cáceres – EAFC, hoje IFMT Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo, totalizando dez participantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, caracterizada como um estudo de caso, em que se utilizaram para a recolha dos dados a entrevista estruturada via formulário eletrônico, baseada em perguntas abertas, e para o tratamento dos resultados utilizou-se a análise textual discursiva. Em resultado deste estudo foi possível compreender a importância que a Instituição, IFMS, tem sobre esta modalidade educacional, despertando novas perspectivas em relação ao futuro, tornando-os cidadãos mais preparados para a vida e o mundo do trabalho. Os resultados revelam impacto do programa na vida dos dez participantes, com repercussões a diversos níveis seja, profissionais, de desenvolvimento profissional, de oportunidades de formação superior, mas também com impactos mais pessoal, da sua satisfação e orgulho próprios, do seu reposicionamento nos estratos sociais da sociedade. Acreditamos que os resultados apresentados são relevantes para o fortalecimento, manutenção e melhoria das políticas públicas da EJA-EPT no âmbito do IFMS. Estudos acadêmicos com essa temática é escassa, logo é oportuno, reconhecer a potencialidade do programa que gera impactos significativos para a educação de jovens, adultos e idosos, proporcionando educação integral, integrada e humanista.
