Browsing by Author "Silva, Carla"
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- Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leituraPublication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; Cosme, Maria do Céu; Rodrigues, BrunaA plataforma educativa interativa AEA - AINDA ESTOU A APRENDER (https://aindaestouaprender.com/) é um recurso educativo, de acesso livre, que tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam dificuldades (DAL). Especificamente, pretendeu-se disponibilizar a professores e a outros profissionais um conjunto de atividades e materiais de avaliação que permitam a descrição quer dos conhecimentos/competências já adquiridos no âmbito da leitura, quer das competências em que os alunos apresentam dificuldades. Esta avaliação deve ser conduzida na ótica da organização de um plano de intervenção individualizado e adequado ao padrão e ao perfil de dificuldades de cada aluno. Para tal, foi também desenvolvido um conjunto de materiais, organizados em duas Páginas – “O que já sei” e “Vou aprender” –, que permitem, respetivamente, efetuar a avaliação e o treino/consolidação de aprendizagens no âmbito da leitura. Pais, outros técnicos, e alunos (com ou sem dificuldades) podem aceder igualmente à Plataforma e a todas as atividades nela inseridas. A conceção deste recurso pedagógico está ancorada numa revisão sistemática da investigação que tem sido produzida na área das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura (DAL). A construção deste recurso educativo foi possível graças ao financiamento obtido no âmbito do Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas (Ref. 134604) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas em 2014. Esta obra integra todos os conteúdos desenvolvidos (e que fazem parte da plataforma AEA), desde os referenciais teóricos às grelhas de avaliação, passando pela descrição dos procedimentos/atividades e materiais a usar na avaliação e intervenção nas DAL. Embora as atividades propostas sejam efetuadas maioritariamente em formato digital, elas estão também disponíveis para serem efetuadas em formato “papel e lápis”. Apesar de toda a informação presente nesta obra estar acessível na plataforma, entendeu-se que a sua organização em formato de e-book, poderia constituir-se como facilitadora na exploração da plataforma e como alternativa para os utilizadores que preferem a leitura em formato livro. Assim sendo, e uma vez que a presente edição reproduz, na íntegra, os conteúdos e materiais disponibilizados na plataforma, ao longo deste livro o leitor irá encontrar, frequentemente, a expressão “nesta plataforma”. Alguns dos materiais usados são apresentados em formato áudio ou vídeo, pelo que, em caso de se optar por implementar as atividades em formato “papel e lápis”, estes materiais terão de ser previamente descarregados através do Repositorium da Universidade do Minho em http://hdl.handle.net/1822/42431 ou na Biblioteca da plataforma em https://aindaestouaprender.com/. É permitida a duplicação de todos os materiais desta obra exclusivamente para efeitos de intervenção e de investigação.
- Lab-on-valve automated and miniaturized assessment of nanoparticle concentration based on light-scatteringPublication . Marques, Sara S.; Ramos, Inês I.; Silva, Carla; Barreiros, Luisa; Domingues, Maria R.; Segundo, Marcela A.Nanoparticles (NPs) concentration directly impacts the dose delivered to target tissues by nanocarriers. The evaluation of this parameter is required during NPs developmental and quality control stages, for setting dose−response correlations and for evaluating the reproduci bility of the manufacturing process. Still, faster and simpler procedures, dismissing skilled operators and post-analysis conversions are needed to quantify NPs for research and quality control operations, and to support result validation. Herein, a miniaturized automated ensemble method to measure NPs concentration was established under the lab-on-valve (LOV) mesofluidic platform. Automatic NPs sampling and delivery to the LOV detection unit were set by flow programming. NPs concentration measurements were based on the decrease in the light transmitted to the detector due to the light scattered by NPs when passing through the optical path. Each analysis was accomplished in 2 min, rendering a determination throughput of 30 h−1 (6 samples h−1 for n = 5) and only requiring 30 μL (≈0.03 g) of NPs suspension. Measurements were performed on polymeric NPs, as these represent one of the major classes of NPs under development for drug delivery aims. Determinations for polystyrene NPs (of 100, 200, and 500 nm) and for NPs made of PEGylated poly-D,L-lactide-co glycolide (PEG−PLGA, a biocompatible FDA-approved polymer) were accomplished within 108 −1012 particles mL−1 range, depending on the NPs size and composition. NPs size and concentration were maintained during analysis, as verified for NPs eluted from the LOV by particle tracking analysis (PTA). Moreover, concentration measurements for PEG−PLGA NPs loaded with an anti-inflammatory drug, methotrexate (MTX), after their incubation in simulated gastric and intestinal fluids were successfully achieved (recovery values of 102−115%, as confirmed by PTA), showing the suitability of the proposed method to support the development of polymeric NPs targeting intestinal delivery.
- Reference equation of a new incremental step test to assess exercise capacity in the portuguese adult populationPublication . Vilarinho, Rui; Toledo, Ana; Silva, Carla; Melo, Fábio; Tomaz, Leila; Martins, Luana; Gonçalves, Tânia; Melo, Cristina; Caneiras, Cátia; Mesquita Montes, AntónioStep tests are important in community- and home-based rehabilitation programs to assess patients’ exercise capacity. A new incremental step test was developed for this purpose, but its clinical interpretability is currently limited. This study aimed to establish a reference equation for this new incremental step test (IST) for the Portuguese adult population. A cross-sectional study was conducted on people without disabilities. Sociodemographic (age and sex), anthropometric (weight, height, and body mass index), smoking status, and physical activity (using the brief physical activity assessment tool) data were collected. Participants performed two repetitions of the IST and the best test was used to establish the reference equation with a forward stepwise multiple regression. An analysis comparing the results from the reference equation with the actual values was conducted with the Wilcoxon test. A total of 155 adult volunteers were recruited (60.6% female, 47.8 ± 19.7 years), and the reference equation was as follows: steps in IST = 475.52 − (4.68 × age years) + (30.5 × sex), where male = 1 and female = 0, and r2 = 60%. No significant differences were observed between the values performed and those obtained by the equation (p = 0.984). The established equation demonstrated that age and sex were the determinant variables for the variability of the results.
- A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de casoPublication . Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Azevedo, Helena; Viana, Fernanda LeopoldinaAs dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura.