Browsing by Author "Silva, Ana Paula Pereira da"
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- "Aprender a Voar" - O primeiro bater de asasPublication . Silva, Ana Paula Pereira da; Pinto, José Alexandre Silva; Rodrigues, Pedro CorreiaO presente relatório de estágio surge integrado na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, assume-se como o culminar de uma longa e, por vezes, árdua caminhada, envolta em aprendizagens e emoções, componente fundamental para a obtenção do grau de mestre. Neste relatório encontra-se espelhado um percurso de formação vivenciado pela mestranda, sustentado por um referencial teórico-concetual. A Prática de Ensino Supervisionada ancora-se nos princípios básicos da metodologia de investigação-ação, sendo que a práxis se alicerça nos ciclos de observação, planificação, ação e reflexão, adotando-se uma postura inquisitiva e reflexiva ao longo da mesma, a fim de se conhecer e compreender os fenómenos intrínsecos ao contexto educativo e ajustar e melhorar as práticas educativas. No que concerne à Dimensão Investigativa, o tema debruça-se sobre a Preservação do Património Natural, no qual a mestranda assume um papel de investigadora das suas práticas, procurando desenvolver competências como a valorização do mesmo. Isto porque o tema está na ordem do dia, e cada vez são mais evidentes as mudanças ocorridas no Património, colocando-se a questão do que deve ou não ser preservado. É, pois, relevante integrar estes temas na educação dos estudantes com o objetivo de refletir sobre a importância da preservação do Património Natural e sensibilizar para práticas que contribuem para esta preservação, e na eventualidade de não conseguirem preservar a totalidade o património saber que existe a possibilidade de conciliar interesses económicos e de conservação aplicando medidas de minimização e compensação do impacto ambiental.
- “Paredesdeafeto”: projeto de intervenção psicossocial com pessoas em situação de isolamento socialPublication . Silva, Ana Paula Pereira da; Carvalho, HelenaO projeto “Paredesdeafeto” surgiu da necessidade de colmatar o isolamento social, agudizado pela pandemia. Deste modo, foi concebida uma linha telefónica de apoio psicossocial a toda a população do concelho de Paredes, que visava promover momentos de conforto e escuta a todos os participantes. Adicionalmente, e a partir dos contactos estabelecidos através da linha, deu-se a oportunidade de desenvolver um acompanhamento psicossocial presencial e sistemático, assentes nos pressupostos da construção de uma relação de ajuda. Este projeto teve como principais finalidades promover a integração das pessoas em situação de isolamento social e melhorar e aumentar a sua participação ativa. Para operacionalizar os objetivos definidos no projeto foram desenvolvidas duas ações. A primeira ação concretiza-se através da construção da linha telefónica, direcionada a toda a população do concelho de Paredes que, até à data, recebeu 453 contactos telefónicos. Por seu turno, a ação dois, diz respeito à intervenção psicossocial individualizada desenvolvida com uma das pessoas contactadas através da linha. O acompanhamento desta participante destacou-se pela sua ausência de relações e pelos seus problemas de saúde que a colocavam numa situação de maior isolamento, que poderiam ser colmatas com a inclusão de uma rede de suporte social e familiar. A intervenção do presente projeto seguiu os pressupostos da metodologia de investigação-ação (IA), que pretendeu dar resposta aos problemas sociais emergentes, agudizados pela pandemia. O envolvimento dos participantes, a escuta-ativa e a compreensão empática revelaram ser princípios cruciais que nortearam o contacto com o outro, para a construção de uma relação de ajuda.