Browsing by Author "Seixas, Alberto Davide Bastos"
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- A construção do personagem biográfico no cinema documental: o caso da biografia fílmica de Luís Neves RealPublication . Seixas, Alberto Davide Bastos; Baptista, Adriana; Pinheiro, José AlbertoA construção de um personagem fílmico obedece a um processo que pode ir desde a pré-produção até à pós-produção de um filme. No caso do cinema documental, os personagens têm origens diversas, podendo ser “atores sociais” (Nichols, 1991, p. 42), ou seja, figuras da vida real, que são representadas pela sua própria performance, mas também podem ser personagens do passado, que o autor do filme recria, ao recolher sobre elas informações, testemunhos e/ou documentos. Para entender este processo, abordamos as origens da biografia enquanto género literário e cinematográfico, analisando a sua relação com a história, com os factos e com a ficção. Tendo como objetivo paralelo a construção da biografia fílmica de Luis Neves Real (1910-1985), académico e cinéfilo portuense do seculo XX, refletimos sobre o papel do realizador na construção de uma personagem que será por ele moldada. Analisamos também os documentários Le tombeau d’Alexandre (1993) de Chris Marker e Finding Vivian Maier (2O13) de John Maloof e Charlie Siskel, enquanto atitude para compreender de que modo a organização retórica dos testemunhos ajuda a apresentar uma personagem para um sujeito já desaparecido e que integrará a memória coletiva como uma realidade cultural que o cinema ajudou a construir.
- O documentário biográfico e a sequencialização dos testemunhosPublication . Seixas, Alberto Davide Bastos; Baptista, AdrianaA realização de um documentário biográfico sobre figuras do panorama cultural já desaparecidas labora com a ciência histórica. Esta, tal como diz LeGoff (1990), define-se em relação a uma realidade que “não é nem construída nem observada (...), mas sobre a qual se "indaga", se "testemunha"”. No documentário biográfico, por vezes, os testemunhos são vozes que articulam relatos e eventos. O enquadramento cénico dessas vozes, apoiado em fotografias e elementos simbólicos, cria uma moldura mental de veracidade que aproxima o espectador do biografado através da promoção de imagens mentais sobre a sua vida, que nos ajudam a construí-la. Vilas Boas (2006) diz que os biógrafos operam “com os três tipos de exercícios intelectuais (...): reflexão, imaginação, organização (organizar o saber, ou seja, transformar a informação em conhecimento)”. O documentário biográfico usa a edição como forma de organização da informação, algo que “serves to establish and maintain rhetorical continuity more than spatial or temporal continuity” (Nichols, 1991). Ou seja, o tipo de testemunhos, a sua organização temática, o espaço cenográfico onde ocorrem, a sua preponderância na gestão imagética e o uso de elementos simbólicos corelacionados com o biografado ajudam a retorizar o discurso visual, credibilizando o que é dito. Neste trabalho, partindo dos filmes Le tombeau d’Alexandre (1993) de Chris Marker e Finding Vivian Maier (2013) de John Maloof e Charlie Siskel, propõe-se a construção de uma tabela para a identificação das estratégias usadas na sequencialização dos testemunhos no documentário biográfico, enquanto atitude para compreender de que modo a organização retórica desses testemunhos ajuda a apresentar uma personagem para um sujeito já desaparecido e que integrará a memória coletiva como uma realidade cultural que o cinema ajudou a construir.