Browsing by Author "Santos, Mariana Filipa de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Pensamento computacional como um recurso renovador de mudançasPublication . Santos, Mariana Filipa de Sousa; Quadros-Flores, Paula; Fernandes, DáridaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada (PES)”, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, conforme regime jurídico da habilitação profissional para a docência descrito no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. Neste documento está retratado o percurso formativo realizado nos dois níveis de ensino que habilita este mestrado, relevando saberes teóricos e práticos mobilizados e construídos na prática educativa. O estágio no 1º CEB foi realizado numa turma do 4º ano onde se valorizou a integração curricular. Já o do 2º CEB foi realizado em turmas do 5º e 6º ano respetivamente nas áreas da Matemática e Ciências Naturais. Teve por base a investigação-ação como estratégia de melhoramento da prática educativa e da profissionalidade docente. Neste sentido, no âmbito do desenvolvimento de capacidades investigativas, é apresentado um projeto de investigação que teve por objetivo desenvolver capacidades no âmbito do pensamento computacional, recorrendo ao Blue-bot como recurso didático, assim como a outras ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, numa pluralidade de sessões no decorrer do ano letivo. No final deste percurso, a mestranda desenvolve uma reflexão cuidada da ação do ser professor sustentada pela sua prática ao longo da PES e pela análise das diferentes dimensões que marcaram este ciclo, confirmando, deste modo, que este mestrado contribuiu para o desenvolvimento profissional e social e fomentou um posicionamento crítico e uma atuação ética e responsável na prática educativa.