Browsing by Author "Santos, M."
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- Anti-inflammatory effect of the antidepressant fluvoxamine – a systematic reviewPublication . Ramalho, A.; Carvalho, R.; Barroso, F.; Cruz, A.; Santos, M.Neuroinflammation corresponds to the immune response of the nervous system to an injury, infection or neurodegenerative disease characterized by the activation of resident glial cells, including microglia and astrocytes, the release of cytokines and chemokines and the activation and migration of leukocytes. Evidence suggests that inflammatory cytokines may be a central factor, affecting multiple neuronal pathways and contributing to the development of depression. Supporting this neuroinflammatory theory, several studies have demonstrated the anti-inflammatory effect of various antidepressant drugs [1]. Fluvoxamine is a selective serotonin uptake inhibitor (SSRIs) used manly in the treatment of depression and anxiety disorders. Recent evidence pointed that a fluvoxamine early treatment on SARS-CoV-2-infected subjets fully prevented COVID-19 symptoms [2]. Thus, it seems relevant to explore the anti-inflammatory mechanism of fluvoxamine.
- Avaliação da aprendizagem no ensino superior: perguntas de escolha múltiplaPublication . Oliveira, R. F.; Oliveira, A. I.; Pinho, C.; Cunha, A.; Santos, M.; Jesus, Â.; Correia, P.; Cruz, A.; Santos, MarleneO trabalho teve como objetivo determinar a influência da opção ‘Duas das anteriores’ em perguntas de escolha múltipla (PEM), avaliando coeficiente de dificuldade e poder discriminatório. O estudo consistiu na aplicação de dois testes de PEM, TA e TB, este último com a opção ‘Duas das anteriores’ (n = 61). Foi ainda avaliada a percepção dos estudantes relativamente aos testes aplicados através de um questionário. No grau de dificuldade, verifica-se que o TA é mais fácil que o TB (Mann-Whitney, p = 0,012), o que vai de encontro à percepção dos estudantes, que indicam que a opção ‘Duas das anteriores’ dificulta o teste (68,9%). O poder discriminatório dos testes aplicados é semelhante (A = 0,363; B = 0,345) (Mann-Whitney, p = 0,699). Conclui-se que a alínea em estudo aumenta significativamente o coeficiente de dificuldade dos instrumentos, não interferindo com o poder discriminatório, podendo constituir uma ferramenta alternativa na avaliação da aprendizagem no ensino superior.
- A influência da imobilização do joelho na cinemática do membro contralateralPublication . Santos, M.; Lopes, Alfredo; Mesquita, I.; Crasto, CarlosA marcha é influenciada por um conjunto multifatorial resultante da interação ou do processo de organização própria de sistemas neurais e mecânicos. Estes sistemas estão envolvidos no controlo de movimentos rítmicos durante a locomoção originando padrões complexos e variáveis, permitindo um trabalho diferencial dos músculos dos membros inferiores em extensão e outro em flexão, refletindo-se numa maior dominância centrada no controlo do membro em flexão. Apesar da marcha ser extremamente robusta quer a alterações ambientais, quer a alterações físicas, desconhece-se até que ponto a indução da manutenção permanente em extensão do joelho pode influenciar os ângulos articulares do membro contralateral.
- Role of genetic polymorphisms on neuroplasticity pathways in a cohort of Portuguese patients with Major Depressive DisorderPublication . Santos, M.; Carvalho, S.; Lima, L.; Mota-Pereira, J.; Pimentel, P.; Correia, D.; Maia, D.; Gomes, S.; Cruz, A.; Medeiros, R.Growing evidence suggests the implication of brain plasticity in antidepressant drug (AD) efficacy. Several authors have been pointing out the role of the BDNF-TrkB signaling pathway, including the downstream kinases Akt and ERK, and the mTOR pathway in neuroplasticity [1-3]. Furthermore, the prediction of AD response phenotypes of depressed patients treated with AD drugs remains a challenge for clinicians. Although previous studies have suggested that genetic variants may play a key role in the mechanism of Treatment Resistance Depression and Relapse, attempts to identify risk polymorphisms within genes with putative interest in AD response, had a limited success.
- The involvement of Nrf2 in depression: systematic review of preclinical studiesPublication . Fonseca, D.; Carvalho, R.; Barroso, F.; Cruz, A.; Santos, M.Increased levels of pro-inflammatory cytokines and decreased antioxidant defenses are likely to be linked to the development of depressive symptoms. Nrf2 plays an important role in cellular defense against oxidative stress and binds to ARE, which is located in the promoter region of several phase II antioxidant enzymes and associated stress-responsive enzymes. Reduced Keap1-Nrf2 signaling is implicated in the pathogenesis of mood disorders such as Major Depressive Disorder (MDD).
- Trimestral vs. semestral: percepção dos docentesPublication . Santos, M.; Cunha, A.; Correia, P.; Jesus, Â.; Oliveira, R. F.; Oliveira, A. I.; Pinho, C.; Cruz, A.; Santos, MarleneA aplicação do processo de Bolonha no Curso de Farmácia da ESTSP-IPP implicou uma revisão dos conteúdos lecionados e a mudança de uma estrutura semestral para trimestral. Este estudo descritivo e transversal analisou a opinião dos docentes do curso de Farmácia da ESTSP-IPP acerca da estrutura instituída e resultou na aplicação de um questionário online. Verificou-se uma percentagem de respostas de 58,5%. A análise global da opinião dos docentes tende para a estrutura semestral (semestral: 63,2%; trimestral: 31,6%). A tendência para esta estrutura curricular pode ser justificada pela percepção dos docentes acerca da aquisição de competências, consolidação das aprendizagens, tempo dedicado ao estudo/actividades extra-curriculares e interesse dos estudantes e, fadiga dos docentes, observando-se uma associação estatisticamente significativa (p < 0,05) entre a escolha da estrutura e cada uma destas variáveis. Não foi encontrada associação entre a escolha da estrutura curricular e a lecionação a outros cursos. Pelos dados obtidos, e na opinião dos docentes do curso, a estrutura trimestral é preterida em relação à estrutura semestral.
- Trimestral vs. semestral: percepção dos estudantesPublication . Santos, M.; Cunha, A.; Correia, P.; Jesus, Â.; Oliveira, R. F.; Oliveira, A. I.; Pinho, C.; Cruz, A.A aplicação do processo de Bolonha no Curso de Farmácia da ESTSP-IPP implicou uma revisão dos conteúdos leccionados e a mudança de uma estrutura semestral para trimestral. Este estudo descritivo e transversal analisou a opinião dos estudantes do curso de Farmácia da ESTSP-IPP acerca da estrutura instituída e resultou na aplicação de um questionário online aos actuais e ex-estudantes. Verificou-se uma percentagem de respostas global de 54,1% e dos actuais estudantes de 72,7%. Não se verificou uma manifesta tendência para qualquer uma das estruturas, 46,5% dos es tudantes foram favoráveis à estrutura semestral e 51,2% à trimestral. A proporção de respostas não variou significativamente entre anos lectivos, contudo, verificou-se uma tendência para os estu dantes que frequentam o 4º ano (que contactaram com ambas as estruturas) serem mais favoráveis à estrutura trimestral. Observou-se uma correlação forte e estatisticamente significativa (p < 0,05) entre a preferência de cada uma das estruturas e a percepção da aquisição de competências pelos estudantes. Os dados recolhidos não permitem concluir que a estrutura trimestral seja notoriamente superior à estrutura semestral.
