Browsing by Author "Santos, Ana Isabel Pinto dos"
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- Bel Canto: método vocal de Mathilde Marchesi - um caso de estudo em contexto didáticoPublication . Santos, Ana Isabel Pinto dos; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Fontes, Cecília; Moura, AlexandraNeste trabalho foi realizado o relatório de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música – ramo Canto, pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, e o projeto de investigação aplicado em contexto educativo. O primeiro e segundo capítulos referem-se ao Relatório de Estágio realizado no 3º Ciclo e Ensino Secundário do Ensino Especializado da Música, e que teve como objetivo desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e pedagogia do canto recorrendo às Observações em Contexto Educativo das escolas onde ocorreram as práticas educativas, e à reflexão fundamentada das aulas observadas, lecionadas e assistidas. O terceiro capítulo remete ao Projeto de Investigação que foi realizado através de um Estudo de Caso em Contexto Didático e teve como objetivo aplicar e analisar o método vocal de Matilde Marchesi com alunas de canto e realizar uma reflexão fundamentada sobre algumas das caraterísticas vocais e da prática vocal desenvolvidas com o mesmo método – ataque vocal, leveza e legato da voz.
- Os papéis travesti na voz femininaPublication . Santos, Ana Isabel Pinto dos; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de; Taveira, Rui Luís dos Reis FariaO estudo e a construção de uma personagem de ópera são fundamentais para o desempenho de um cantor em palco. Desta forma, ao cantor não só lhe compete o desempenho vocal por excelência, como também lhe compete a capacidade de transmitir uma mensagem ao público através da sua destreza representativa, que está sempre inerente a um determinado texto e contexto que constitui o papel da personagem. Um cantor também é indiscutivelmente um actor e por isso o treino vocal não é distanciado de outros aspectos como o dramatismo, a fisicalidade e a condição emocional da personagem interpretada pelo cantor, enquanto artista, músico e actor. Nesta monografia aborda-se a compreensão do surgimento dos papéis travesti na ópera, papéis estes que foram originalmente escritos para os cantores castrati e que devido a diversos factores passaram a ser interpretados por mulheres disfarçadas de homens, e outros papéis que foram escritos exclusivamente para as vozes femininas em travesti a partir do século XVIII. A referência ao repertório de papéis travesti que existem para as vozes femininas, destacando os papéis travesti que existem para a voz mezzosoprano. A descrição de sete personagens travesti para cantoras mezzosoprano (personagens estas que foram escolhidas para o recital final de canto da autora), quanto à sua acção no enredo da ópera, quanto ao conteúdo do texto pertencente às ária cantadas e quanto à escrita musical dessas mesmas árias, com referência a entrevistas de várias cantoras famosas de hoje em dia acerca da sua visão dessas mesmas personagens. E o trabalho laboratório desenvolvido sobre a criação da imagem e da emoção de cada personagem, no auxílio da construção da personagem e da performance vocal num cantor – actor, utilizando as personagens travesti escolhidas. Este trabalho laboratório foi baseado na metodologia “Quadro Imagem – Voz” criada pelo autor João Henriques no seu trabalho final de mestrado (Pedagogia Imagem-Voz: O Espaço Interior no Ensino Técnicodo Canto – Tese Dissertação na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, 2012)que consiste na criação de um estado imagético que desencadeia um determinado estado emocional no intérprete, com base na personagem utilizada, que vai ter influência sobre determinadas reacções físicas – a postura e a respiração. A imagem, a emoção, a postura e a respiração são classificáveis tendo em sempre em consideração a história da personagem na ópera e o texto dessa mesma personagem.