Browsing by Author "Salgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva"
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- Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva SalgueiroPublication . Salgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves; Graça, Vânia Gabriela DiasO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto. Desta forma, pretende espelhar um olhar reflexivo sobre todo o percurso de aprendizagem construído e o seu impacto no desenvolvimento pessoal e profissional, necessário à obtenção do grau de mestre nas duas valências. Desta forma, é salientado o papel fulcral das diferentes fases que compõem a Metodologia de lnvestigação-Ação adotada - observação, planificação, ação e reflexão - que, com o seu caráter cíclico, nortearam a construção das ações pedagógicas desenvolvidas e, consequentemente, a organização do documento vigente, numa articulação contínua com saberes teóricos e práticos. É evidenciado, do mesmo modo, a importância do trabalho colaborativo concretizado entre todos os intervenientes - par pedagógico, supervisoras institucionais, orientadoras cooperantes, crianças e demais intervenientes - e a sua repercussão no desenvolvimento de práticas educativas mais colaborativas. Procurou-se, por isso, desenvolver práticas educativas transformadoras que fossem ao encontro das necessidades, interesses e dificuldades das crianças, numa visão construtivista da criança, com vista ao seu desenvolvimento holístico e à construção de aprendizagens verdadeiramente significativas e contextualizadas. Assim, importa realçar que o presente documento representa uma pequena porção de uma longa caminhada que foi a PES, procurando não só refletir sobre esta, mas perspetivando uma formação docente contínua, cuja atualização deverá permanecer constante e ininterrupta, uma vez que a identidade profissional docente se constrói permanentemente em interação com os que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.