Browsing by Author "SILVA, FILIPE CASIMIRO DA"
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- Otimização de armazenamento de energia com utilização de hidrogénioPublication . SILVA, FILIPE CASIMIRO DA; Carvalho, José António BelezaA transição energética global impulsionou inúmeros investimentos ao longo dos últimos anos em energias renováveis, nomeadamente eólica e solar. Porém a sua intermitência apresenta um desafio relevante, especificamente a níveis de segurança no abastecimento energético. A procura por soluções eficientes e estratégicas para mitigar a intermitência das mesmas tem vindo a aumentar, o hidrogénio apresenta-se como um vetor energético promissor capaz de armazenar energia excedente de fontes renováveis e permitir a sua posterior reconversão em eletricidade ou aplicações na mobilidade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é estudar uma solução integrada na produção, armazenamento e reconversão de hidrogénio, com foco na otimização técnica e económica. Inicialmente, é feita uma pesquisa das principais tecnologias de produção de hidrogénio recorrendo a eletrolisadores, armazenamento de hidrogénio e a reconversão do mesmo utilizando motores de combustão interna a hidrogénio ou células de combustível. O projeto foi apresentado pela empresa Finerge, nomeadamente pelo Engenheiro Celso Xavier que desempenha a função de gestor de inovação, a localização do projeto em estudo é na central eólica da Raia com posterior soma de três aerogeradores e dois parques solares. O objetivo deste trabalho é avaliar todo o sistema, ou seja, determinar as características técnicas ideais de cada componente de forma a obter o melhor lucro. Para isto foram desenvolvidos modelos de simulação em Excel de forma a integrar o curtailment proveniente do parque mencionado anteriormente com a produção de hidrogénio. Posteriormente é avaliada também a possibilidade de integrar a produção de hidrogénio com o mercado MIBEL, adição de baterias para maior autonomia de produção do sistema e venda de hidrogénio para mobilidade com o intuito de se conseguir uma melhor viabilidade económica do projeto. É ainda analisado um caso particular da possibilidade de um motor de combustão interna alimentado a hidrogénio prestar serviços de sistema de reserva secundária. Concluiu-se de uma forma geral que equipamentos de maior escala apresentaram indicadores económicos mais favoráveis, dado que o custo de equipamento por unidade de potência é menor em equipamentos de maior escala do que equipamentos de menor escala. Contudo, verificou-se que os custos das tecnologias, face à receita gerada no presente projeto, são muito elevados o que compromete a viabilidade económica do mesmo.