Browsing by Author "Rosado, Ana Miriam Pais"
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- A expressão da emoção como estratégia pedagógica no ensino do cantoPublication . Rosado, Ana Miriam Pais; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Teixeira, Cláudia Nelson; Coelho, LilianaO presente Relatório de Estágio e Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação apresenta todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2020/2021. Este documento encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo caracteriza a instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. O segundo capítulo contém as atividades desenvolvidas no estágio. Por fim, o terceiro capítulo descreve o projeto de investigação, onde é testada a aplicação da expressão de emoções primárias como estratégia pedagógica no ensino do canto.
- A expressão vocal da emoção na canção de língua portuguesa - aspetos formais e parâmetros expressivosPublication . Rosado, Ana Miriam Pais; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaEste projeto artístico investiga os parâmetros formais e expressivos que numa determinada performance vocal se tornam indicadores expressivos do conteúdo emocional que se pretende transmitir e indaga como o cantor/performer poderá tornar-se consciente das suas expressões vocais ao apropriar-se desses indicadores expressivos para comunicar conteúdos emotivos com o público. A partir de um determinado repertório vocal artístico e lírico, nomeadamente a canção de língua portuguesa, foi testada a capacidade expressiva do cantor e analisada a comunicação nos seus aspetos performativos e também nas diferentes vertentes formais e expressivas da performance apresentada. De um ponto de vista prático, o processo de reconhecimento acústico de um determinado conteúdo emocional requer um software e hardware específicos, e informação tecnológica para lidar com os padrões complexos das diferentes expressões acústicas usadas para comunicar um determinado conteúdo emocional em performances artísticas, realizadas em tempo real. O recurso à combinação de uma análise quantitativa dos indicadores expressivos da performance apresentada com uma análise qualitativa relativa à leitura que o público fez da expressividade vocal utilizada pelo cantor/performer, permitiu algumas conclusões sobre os níveis de precisão e correspondência entre performer e público no estudo agora realizado.