Browsing by Author "Rodrigues, Sara Caldas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A transformação digital nas instituições de Ensino Superior: um estudo de casoPublication . Rodrigues, Sara Caldas; Rodrigues, Luís António da SilvaA Transformação Digital (TD) faz atualmente parte da realidade de inúmeras organizações, nos seus mais diversos setores de atividade e está a transformar, não só a forma como se relacionam com os seus clientes, mas também as suas estruturas e o seu próprio Modelo de Negócio. À semelhança de outras organizações, também as Instituições de Ensino Superior (IES) estão a passar por um processo de mudança, o que está a provocar alterações na forma como comunicam e interagem com toda a sua comunidade envolvente. A implementação de iniciativas de TD, está a originar transformações no Modelo de negócio das organizações e das IES. Nas primeiras pesquisas realizadas sobre a TD foram encontrados vários estudos efetuados em contexto organizacional, no entanto, em comparação com as IES observou-se a falta de estudos semelhantes. Nesse sentido é importante refletir, sobre que tipo de iniciativas de TD estarão as IES a adotar para se adaptarem a esta nova realidade. Com este propósito foi formulada a seguinte questão de investigação: “Que Modelo de TD pode ser utilizado numa IES, em particular no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)? Para dar resposta a esta pergunta foram definidos três objetivos que serviram de princípio orientador para o desenvolvimento deste trabalho: em primeiro, sistematizar os conceitos relacionados com a TD e o Modelo de Negócio, em segundo apresentar o “estado da arte” sobre a TD e o Modelo de Negócio nas IES e em terceiro identificar os principais componentes do Modelo de TD do ISCAP. Para atingir o primeiro foi realizada uma revisão da literatura sobre as temáticas em estudo, que permitiu consolidar e sistematizar os conceitos associados à TD, de igual forma para o segundo objetivo, foi realizada uma revisão de literatura que possibilitou a consolidação e sistematização dos conceitos associados ao Modelo de Negócio e a sua análise na perspetiva organizacional e na perspetiva das IES. Para alcançar o terceiro objetivo foi realizado um estudo de caso.