Browsing by Author "Rodrigues, Juliana Maria Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo do Business Intelligence na comunicação digitalPublication . Rodrigues, Juliana Maria Silva; Gonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente Oliveira; Gonçalves, Maria José AngélicoPara que uma organização alcance os objetivos estabelecidos de crescimento, reconhecimento e progressão é necessário que a sua comunicação seja direcionada e segmentada de acordo com o público-alvo, dotada de ferramentas e plataformas que potenciem a sua visibilidade, atraindo assim potenciais clientes, levando-os a consumir um produto ou serviço desejado. A par da expansão da comunicação digital e o exponencial crescimento de dados em ambiente online, o Business Intelligence (BI) oferece diversas vantagens no que diz respeito à comunicação digital e conhecer melhor o público para estabelecer estratégias mais direcionadas e segmentadas é fundamental. Neste sentido, este projeto apresenta uma solução de BI, desenvolvido através da metodologia CRISP-DM (CRoss Industry Standard Process for Data Mining), com o objetivo de criar uma solução de suporte à decisão através da implementação de um Data Warehouse para uma organização. Os dados foram extraídos do Google Analytics e os dashboards foram desenvolvidos para fornecer insights úteis aos gestores de comunicação, utilizando a ferramenta Power BI. A implementação da solução de BI foi validada e aceite pela Direção da organização, permitindo perceber a importância e pertinência da solução de BI criada. Contribui-se, assim, para realçar a importância da utilização de soluções de Business Intelligence no processo de tomada de decisão nas organizações, um vasto conjunto de dados com características e fontes diferentes pode ser interligado usando modelos de dados, que agilizam a análise das informações e a avaliação do desempenho das organizações.