Browsing by Author "Rocha, Qays Amina Maud Marine Santana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Análise dos Efeitos de uma Formação sobre Práticas Educacionais na Inclusão de Alunos com Perturbações do Espectro do AutismoPublication . Rocha, Qays Amina Maud Marine Santana; Santos, Miguel Augusto Meneses da SilvaAlunos com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), como quaisquer outros, merecem uma educação inclusiva de qualidade. Isso exige professores especializados, mas também professores do ensino regular devidamente preparados. Assim, é necessário criar as condições para que todos os professores conheçam e saibam aplicar estratégias e procedimentos que proporcionem a todos os alunos as melhores condições e oportunidades para desenvolver ao máximo as suas competências académicas e sociais. Este estudo descreve o desenvolvimento, implementação e avaliação de uma formação a distância (b-learning), destinada a capacitar profissionais da área de educação acerca das práticas educacionais que têm surtido efeito positivo na inclusão de crianças com PEA. O programa de formação teve como objetivos específicos: Modificar as atitudes dos professores e estudantes face a inclusão de alunos com PEA; aumentar os conhecimentos sobre as características mais comuns da PEA; e aumentar as competências acerca das práticas educacionais utilizadas com crianças com PEA. Participaram deste estudo 61 pessoas, incluindo professores de ensino regular e estudantes de cursos de formação de professores. A avaliação dos efeitos da formação foi realizada através de um questionário sobre conhecimentos e atitudes, respondido antes e após a formação. Os resultados deste estudo mostraram que após a formação, os participantens tinham mudado as suas atitudes, demonstrando maior conhecimento acerca da PEA e maior domínio das competências práticas trabalhadas. A maioria dos participantes demonstrou satisfação com a formação baseada na web.