Browsing by Author "Rocha, Carla Bebiana de Azevedo"
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- A importância do tempo livre para o bem-estar subjetivo das criançasPublication . Rocha, Carla Bebiana de Azevedo; Teixeira, Maria Inês da SilvaNo 1º Ciclo do Ensino Básico, cada criança passa 7h diárias na escola, tempo que pode atingir as 8,5h no caso de frequentar atividades de enriquecimento curricular, ou até mais, caso permaneça na componente de apoio à família. Somando a estas horas, o tempo que dedicam a outras atividades não curriculares de caráter desportivo, artístico, linguístico, entre outros, que tempo lhes sobra para o verdadeiro usufruto do tempo livre? Que tempo lhes sobra para serem realmente crianças e poderem brincar livremente sem a orientação do adulto? Tendo isso em consideração, o principal objetivo desta investigação é compreender o significado atribuído ao tempo livre e se este está relacionado com o bem-estar subjetivo da criança. Trata-se de um estudo de natureza mista: aplicação de questionário a alunos e respetivos encarregado de educação (EE); realização de entrevistas a alunos e professores. O tratamento dos dados contemplou a análise estatística e a análise de conteúdo, respetivamente. As principais conclusões são: a) para crianças, EE e professores, tempo livre é sinónimo de brincar livremente, devendo as crianças escolher as atividades da sua preferência, situação que é considerada de extrema importância pois promove a proatividade da criança no desenvolvimento de capacidades e de competências e, sempre que ela desejar, pode descansar; b) crianças e professores consideram a existência de uma relação direta entre tempo livre e bem-estar subjetivo; c) os professores defendem um papel ativo das crianças nas suas aprendizagens; d) a grande maioria das crianças frequenta atividades de tempo livre de cariz desportivo.