Browsing by Author "Ritter, Leandra Leoni Marchioro"
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- Qualidade de vida no trabalho: uma análise das políticas e das práticas desenvolvidas no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto através da percepção dos servidores técnicos administrativos em educação.Publication . Ritter, Leandra Leoni Marchioro; Paiva, Margarida DelgadoA presente pesquisa foi concebida a partir do questionamento sobre como os servidores técnicos administrativos em educação, em exercício no Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto, percebem a qualidade de vida no seu ambiente de trabalho. No percurso investigativo, foi realizado um levantamento documental identificando quais são as políticas de gestão de pessoas criadas pela Intituição com vistas à promoção da qualidade de vida de seus servidores. Posteriormente, foi analisado como os servidores técnicos administrativos em educação percebem a qualidade de vida no trabalho a partir dos indicadores mensurados no questionário do Programa de Autoavaliação Institucional, os quais foram relacionados com as categorias de QVT do modelo conceitual proposto pelo estudioso Richard Walton. Cumpre destacar que o referido questionário foi aplicado aos servidores técnicos administrativos em educação e publicado no Relatório de Autoavaliação Institucional – Ano Base 2017. Na última etapa da pesquisa, foram relacionadas e trazidas para o contexto as práticas de gestão de pessoas que se voltam para a promoção da qualidade de vida no trabalho no Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto. Pela natureza do trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa e quantitativa, que permitiu a coleta e interpretação mais eficiente dos dados. Como resultado, após a identificação das políticas atinentes ao tema proposto e o detalhamento das práticas desenvolvidas, aferiu-se que grande parte dos servidores investigados desconhece as políticas e, também, as práticas de qualidade de vida existentes na instituição; porém, entre outros achados, concluiu-se que a ampla maioria dos servidores está satisfeita com o desempenho das suas funções na Instituição.