Browsing by Author "Ribeiroi, Paulo Joel Fontes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Efetividade do funcionamento e consecução do plano de melhoria de uma escola: Avaliação interna - um estudo de caso.Publication . Ribeiroi, Paulo Joel Fontes; Romão, PaulaEste estudo, na área da avaliação interna da escola, tem como ponto principal conhecer a perceção que o pessoal docente de uma escola do 3.º ciclo do ensino básico com ensino secundário do concelho de Vila Nova de Gaia tem sobre a efetividade do funcionamento e consecução do plano de melhoria da sua escola. Utilizou-se uma metodologia quantitativa tendo por base a análise estatística dos resultados obtidos na aplicação dos inquéritos por questionários. Os resultados obtidos, com uma média de respostas positivas na casa dos 78,3% apontam para a valorização do processo de avaliação interna por parte de quem nele intervém. Apontam, igualmente, para um desconhecimento do processo por parte um número significativo, 17,9% de docentes, percentagem que está diretamente relacionada com um grande grupo de docentes que se encontram a lecionar neste estabelecimento há menos de 10 anos, 69,1%. Na situação oposta, podemos verificar que apenas 10,3% dos docentes se manifestaram em oposição às questões elencadas nos inquéritos, e como referência extrema, temos as posições mínimas de 1% de oposição em duas das afirmações apresentadas a escrutínio. A literatura consultada, atesta a importância, a utilidade e a premência que devem ser alocadas aos processos de avaliação das escolas, sendo referido pela totalidade dos autores consultados, que o processo de autoavaliação é importante e útil para os planos de melhoria das escolas contribuindo, para o desenvolvimento organizacional e profissional e para a melhoria das práticas de ensino e de aprendizagem. Verificamos na consulta bibliográfica, no entanto, que o processo de avaliação interna é algo vago e que não recolhe grande consenso na sua implementação.