Browsing by Author "Ribeiro, Rui Pedro Coelho"
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- Estratégia de comunicação digital para a DivercolPublication . Ribeiro, Rui Pedro Coelho; Gonçalves, Maria José Angélico; Teixeira, Sandrina FranciscaO fenómeno Internet tem sido amplamente utilizado como meio de comunicação para fins pessoais e profissionais. Através do seu fácil acesso, pequenas e grandes empresas podem usufruir da rede no sentido da realizaçãode vendas, possibilitando o alcance de um mercado global. Mais se acrescenta que o e-commerce exibe um potencial de crescimento constante, pelo fato de a inclusão digital atingir de forma crescente a população consumidora. São amplas as vantagens competitivas proporcionadas pelas ferramentas digitais, como sendo a divulgaçãodo seu nome e produtos, bem como a criação de posicionamento no mercado. Assim, as empresas devem esforçar-se por adoptar as melhores estratégias de marketing digital, utilizando esta ferramenta, notável pela agilidade e rapidez de criação e circulação de conteúdo, desenvolvendo, simultaneamente, a sua estratégia de marketing. Existe uma perspectiva crescente de tratamento personalizado, onde a comunicação one-to-one é personalizada de acordo com os desejos dos consumidores, que recorrem ao universo online como auxiliar na tomada de decisão, procurando mais informações sobre o produto ou a empresa, comparando preços, consultando opiniões de outros utilizadores e aceitando recomendações de amigos nas redes sociais. Neste sentido, foi reconhecida a necessidade, por parte da Divercol, de acompanhar a tendência crescente por parte das empresas em integrarem as suas estratégias de comunicação com o meio digital, dando respostas rápidas e claras ao público que, conforme o supracitado, recorre cada vez mais ao universo online, no sentido da procura de informação, que é disseminada a uma velocidade cada vez maior. Este projeto visa, portanto, estabelecer essa integração, através da construção de interfaces comunicativas entre empresa e público. Estas plataformas de comunicação irão materializar-se através, por um lado, de um website institucional reformulado, dinâmico, atualizado e adaptado para informar os clientes, divulgar o seu nome, a sua identidade e os seus produtos e acompanhar as tendências, bem como questões e dúvidas que o público possa apresentar e, por outro, através do enriquecimento da página de Facebook da empresa com conteúdo atualizado, pertinente e atual, de forma continuada e frequente, de forma a criar envolvimento e confiança entre empresa e público. De forma a atingir o objetivo suprarreferido, elabora-se um plano de comunicação digital para a Divercol, sustentado pelo modelo SOSTAC, que visará, em primeiro vi lugar, analisar a situação atual da empresa e, em função dessa componente, definir os objetivos a alcançar com o plano, que devem ser SMART, delinear a estratégia a utilizar para os cumprir, o plano tático que materializará a estratégia definida, as ações a efetuar e as métricas de controlo a utilizar, de forma a tirar conclusões acerca do desempenho do plano. Findo este projeto, espera-se que a empresa reforce a sua presença digital, através do incremento no alcance das suas publicações, do volume de tráfego redireccionado para o seu novo website, através de SEO e da integração estabelecida entre este último e a rede social, mantendo-se uma empresa moderna, a par das tendências, dinâmica, próxima do seu público e aumentando a competitividade no seu mercado.