Browsing by Author "Reis, Carina Santos"
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- O Ensino da Formação Musical na atualidade: novos desafios organizacionais, curriculares e pedagógicosPublication . Reis, Carina Santos; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaO presente Relatório de Estágio Profissional pretende ser um documento reflexivo das experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O trabalho desenvolvido encontra-se exposto através de três capítulos. O primeiro contém uma breve contextualização histórica do Ensino da Música em Portugal de 1919 a 1980, considerando-se a data de 1919 um bom ponto de partida para este enquadramento, visto que a reforma de início de século, parece ter sido crucial para a evolução do Ensino da Música em Portugal, elaborada por elementos importantes da História da Música Portuguesa. Encerramos o referido enquadramento em 1980, visto que o projeto de investigação começa em 1983. Contém ainda, uma caracterização da instituição onde decorreu o estágio. São aqui abordados aspetos referentes à génese do ensino especializado da música construindo-se assim um sentido evolutivo do ensino da mesma nas instituições vocacionadas para o efeito. O segundo capítulo deste relatório é referente à prática educativa desenvolvida na Escola Profissional de Música de Espinho. Neste momento é abordada a importância da observação na aprendizagem, da planificação na organização do ensino dos conteúdos dentro da sala de aula, na lecionação como um momento de experimentação analítico e a reflexão crítica fundamentada como pilar para a evolução. O terceiro capítulo desenvolve-se no projeto de investigação o qual se intitula de “O ensino da Formação Musical na atualidade: novos desafios organizacionais, curriculares e pedagógicos”. Neste sentido, o capítulo aborda aspetos relacionados com a história do Ensino da Música em Portugal de 1983 até à atualidade, referindo-se as principais reformas e a importância do currículo no ensino especializado de música. Com esta investigação pretendese compreender quais são os novos desafios que o Ensino da Formação Musica enfrenta e de que forma os docentes organizam as suas aulas, de modo a darem resposta aos mesmos. Para a investigação em questão, optou-se por uma abordagem qualitativa, onde os instrumentos de recolha de dados incidiram em entrevistas semi-estruturadas.
