Browsing by Author "Rei Ramos, Lucas"
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- Aplicação de métodos de harmonização automáticos a jogos musicaisPublication . Rei Ramos, Lucas; Penha, Rui Luís Nogueira; Almeida, Gilberto Bernardes deA utilização de sistemas digitais interativos na improvisação musical permitiu introduzir aspectos como o jogo na interação músico-máquina. São exploradas diferentes tipologias de jogo (competitivo, de sorte e de criação) para conceber vários jogos musicais e utilizá-los para manipular a harmonia em tempo real, nomeadamente no contexto de uma performance de jazz e utilizando o seu código harmónico. Foram compostas peças e criado software que exploram estas diferentes tipologias de jogo. Em quase todos eles intervém, de forma mais ou menos presente, um dispositivo harmonizador que utiliza um mapeamento harmónico no espaço tonal para determinar a harmonia mais próxima a um ponto dado nesse espaço e elaborar assim uma progressão harmónica que se pretende coerente e significativa.
- O jogo no ensino da composição e da análise musicalPublication . Rei Ramos, Lucas; Januário, Susana Paula Carvalho; Pinho, Nuno Peixoto de; Couto, Raquel; Pinho, Jónas; Cardinho, EduardoA música é, em muitos aspetos, lúdica por natureza. Música e jogo ambos são ou podem ser sociais, sujeitos a regras, as quais, obviamente, terão de ser aprendidas. Neste relatório, no qual se dá conta da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, variante Análise e Técnicas de Composição, discute-se, no âmbito do Projeto desenvolvido, a aplicação de métodos lúdicos no ensino da música, nomeadamente nas disciplinas de Práticas de Conjunto, Introdução à Composição e Teoria e Análise Musical, pertencentes ao Ensino Profissional. As disciplinas de composição foram alvo do projeto de intervenção, baseado em métodos lúdicos. Foram criados três jogos pedagógicos, com o intuito de verificar se a utilização desta metodologia é mais eficaz para o ensino e favorece a motivação dos estudantes. No ensino de Práticas de Conjunto houve um foco nas qualidades lúdicas da música pelo lado da criatividade e da expressividade, tais como o recurso à improvisação, a direção coral expressiva e a composição coletiva. A partir da análise de dados, obtidos da observação, da opinião subjetiva dos alunos e dos exercícios relativos à matéria, procurou-se compreender se a estratégia e respetivo método tinham sido eficazes e em que medida se podem propor melhorias.