Browsing by Author "Pinto, Pedro Soares dos Reis Ferreira"
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- Internacionalização e Distância Cultural - Estudo de caso do grupo Jerónimo MartinsPublication . Pinto, Pedro Soares dos Reis Ferreira; Ribeiro, Maria Clara Dias PintoA cultura, seja por meios de comportamentos, conhecimentos ou até tradições, é intrínseca a cada ser humano, cada país, ou até mesmo cada organização. Desta forma, torna-se essencial compreender a importância que as diferenças culturais, nas suas diferentes vertentes, possam ter nas formas de internacionalização das organizações. Desta forma, a cultura assume um cariz relevante aquando das decisões e do próprio desenvolvimento do processo de internacionalização de uma empresa, tendo, portanto, que ser bem analisada, de modo a ultrapassar barreiras que podem pôr em causa todo o sucesso deste processo desde o primeiro dia. Assim sendo, o objetivo principal do trabalho, passa por compreender a influência que a distância cultural entre o país de origem e o país de destino do Investimento Direto Estrangeiro (IDE) tem, na definição do sucesso ou insucesso do processo de internacionalização de uma empresa nacional. Desenvolvendo um estudo de caso referente ao Grupo Jerónimo Martins, alicerçado em variegada literatura, pretende-se relacionar as dimensões culturais estudadas por Greet Hofstede em cada país à qual o Grupo se internacionalizou, recorrendo, também, ao Índice (compósito) de Distância Cultural de Kogut e Singh para perceber melhor de que maneira a distância cultural pode influenciar o sucesso ou insucesso da internacionalização. Os resultados obtidos apontam para uma relação entre a distância cultural dos países envolvidos e o respetivo sucesso ou insucesso do processo de internacionalização do Grupo. A diversidade dos valores de cada dimensão são fatores explicativos da melhor ou pior performance da internacionalização (quanto menor a distância cultural entre o país de origem e o de destino, melhor a performance da internacionalização do Grupo). Adicionalmente, a própria tipologia do modo de entrada (quanto menor a distância cultural, mais as formas de internacionalização como IDE são escolhidas com sucesso) decorre da distância cultural.