Browsing by Author "Pinho, Maria Paula Coelho Tavares de"
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- Estratégias de Internacionalização de PME em mercados emergentes: o caso de entrada no mercado africanoPublication . Pinho, Maria Paula Coelho Tavares de; Ribeiro, Maria Clara Dias Pinto; Pereira, Raquel Susana da CostaCom o processo de globalização, o campo de atuação das empresas passou a ser o mercado global, o qual enquadra ameaças, mas principalmente oportunidades e desafios. A internacionalização tem sido considerada uma estratégia empresarial fundamental, potenciando o crescimento e competitividade das empresas, bem como trazendo vantagens para as respetivas economias. O enquadramento português, que se carateriza por uma conjuntura desfavorável há vários anos, acabou por fomentar e determinar a procura de novos mercados por parte das empresas. Com efeito, este estudo pretende abordar o fenómeno da internacionalização de Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas, no âmbito das suas motivações, formas/modos de entrada e determinantes da seleção do mercado africano, com particular enfoque no mercado senegalês. Para desenvolver este projeto, utilizamos a metodologia qualitativa, recorrendo ao método de estudo de caso. Este estudo, em concreto, engloba o estudo de múltiplos casos (seis empresas em fase de internacionalização para o mercado africano). Perante os dados recolhidos e a análise e comparação dos múltiplos casos, os resultados indicam que as motivações para a internacionalização são fundamentalmente motivações reativas estando associadas à tentativa de ultrapassar a estagnação do mercado interno, assumindo-se como uma forma de expansão alternativa do negócio. No que respeita à modalidade de entrada, a exportação constitui a primeira, e a mais utilizada, pelas PME para penetrarem nos mercados externos. Os principais critérios que fundamentam a escolha dos mercados africanos estão ligados à tributação mais favorável, dimensão do mercado, à estabilidade económica e cambial e à necessidade de desenvolvimento das infraestruturas. No que concerne ao mercado senegalês, em concreto, não se identificaram entraves significativos. As informações recolhidas indicam que há vertentes potenciadoras dessa internacionalização, nomeadamente, a estabilidade política, económica do país e alguma proximidade cultural decorrente do processo colonial Francês.