Browsing by Author "Pinho, Ana Sofia Queirós de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Efeitos de um programa de intervenção sobre a escrita manual: uso de uma abordagem multissensorial e cognitiva em alunos do 1 ciclo de escolaridadePublication . Pinho, Ana Sofia Queirós de; Silveira-Maia, MónicaO presente estudo teve por intenção documentar e avaliar os efeitos de um programa de intervenção integrado, centrado no uso combinado de uma abordagem multissensorial e cognitiva (orientada para a tarefa) em sessões de intervenção direta e de consultadoria, sobre as competências de escrita de alunos do 1º ciclo de escolaridade. Para o efeito, adotou-se uma abordagem quantitativa, através de um desenho de estudo de caso único, tipo AB. A amostra foi constituída por 4 alunos - e suas professoras – cujas características funcionais se inscreviam num quadro de disgrafia, i.e., com alterações na qualidade da escrita quanto ao traçado ou grafia. O programa de intervenção foi conduzido ao longo de oito semanas. Para avaliar os efeitos do programa, recorreu-se à adaptação do “Protocolo McMaster de Avaliação da Escrita – 2ª edição” (Pollock et al., 2009), avaliando, nos momentos pré e pós, aspetos relativos à sala de aula - como por exemplo gestão dos materiais na mesa e adequação postural – e a legibilidade e fluência em 5 tarefas de escrita. A legibilidade e fluência foram, ainda, avaliadas com base em mostras de trabalho a fim de determinar e comparar uma linha de base de desempenho com o período de intervenção. Não obstante, os resultados não serem consistentes em todos os parâmetros avaliados, este estudo sugere ganhos na legibilidade e fluência da escrita reforçando a eficácia de programas que fazem uso combinado das abordagens multissensorial e cognitiva.