Browsing by Author "Pereira, Pedro Duarte Barbosa Gomes"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As instituições de ensino superior como escolas reflexivas:Colaboração e desenvolvimento em supervisão na formação inicial de professores e educadores de infânciaPublication . Pereira, Pedro Duarte Barbosa Gomes; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente trabalho foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Projeto/Dissertação, do Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração das Organizações Educativas, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Tem como objetivo compreender a perceção dos agentes envolvidos no processo de prática educativa supervisionada durante a formação inicial de professores e educadores de infância, numa Escola Superior de Educação de uma instituição de ensino superior de Portugal. Para o seu desenvolvimento, consideraram-se as perspetivas de estudantes e coordenadores de três mestrados de formação de professores. Os métodos utilizados foram, eminentemente, de natureza qualitativa, ainda que tenham sidos considerados dados de natureza quantitativa. Face aos dados recolhidos, indicia-se uma perceção positiva da prática educativa supervisionada, reconhecendo-se sua relevância na formação inicial de professores e educadores de infância. Mais se indica que, ainda que na globalidade as perspetivas dos docentes e dos mestrandos tivessem sido homólogas, reconheceram-se focos de análise que indiciam dissonâncias entre as perceções dos coordenadores e dos estudantes, nomeadamente no modo como percecionam a articulação entre os docentes e o apoio institucional. Com base no enquadramento teórico e na análise de dados, desenvolveramse propostas de ação, sustentadas nas perceções recolhidas, numa perspetiva de melhoria e desenvolvimento da prática educativa supervisionada.
- Relatório de EstágioPublication . Pereira, Pedro Duarte Barbosa Gomes; Diogo, Fernando Luís TeixeiraO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Através deste trabalho, pretende-se explorar o percurso formativo desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada, e a forma como o estágio, no Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha, possibilitou a construção de saberes profissionais. Inicialmente, enquadra-se legal e teoricamente a profissionalização docente, a sua identidade e a prática pedagógica. Pretende-se, assim, explorar os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática educativa supervisionada, e que permitiram que a ação pedagógica, no contexto de estágio, fosse enquadrada num contexto educativo específico mas, também, num posicionamento didático-pedagógico claro e suportado. A reflexão assume, no presente Relatório de Estágio, uma componente fundamental para o desenvolvimento de um saber profissional próprio, mas contextualizado num coletivo. As reflexões estão presente ao longo do trabalho, explorando as diferentes dimensões que marcaram cada um dos ciclos em que se desenvolveu a Prática Educativa Supervisionada. O Relatório de Estágio ainda revela a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo, através da exploração de um projeto investigativo no âmbito da Resolução de Problemas e da Filosofia para Crianças.