Browsing by Author "Pereira, Francisco António"
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- Factores que influenciam a aprendizagem do improviso no jazz vocalPublication . Pereira, Francisco António; Coimbra, Daniela da CostaO objectivo do presente estudo foi o de averiguar quais os factores que podem ser considerados significativos no aperfeiçoamento da aprendizagem da improvisação vocal, numa população de vocalistas de jazz Portugueses. Catorze músicos profissionais foram entrevistados para o efeito. Os resultados que emergiram na análise das entrevistas indicaram que a generalidade dos entrevistados coincide na opinião da especificidade da voz pelas suas características morfológicas. Tal especificidade cria aos improvisadores vocais, segundo os entrevistados, necessidades especiais em termos de estudo e de prática relacionadas com o treino auditivo, o conhecimento da tradição, das letras das músicas e dos poemas, a aquisição de conhecimentos teóricos de harmonia Jazz e o conhecimento de um repertório variado. Estes resultados foram integrados com os emergentes da revisão bibliográfica na concepção de um inquérito sobre o mesmo tema, posteriormente aplicado a doze estudantes de Jazz. Foi ainda pedido a estes doze estudantes que realizassem uma improvisação vocal sob o tema “Now’s the Time” de Charlie Parker, a qual foi avaliada por um Júri de cinco membros com experiência de avaliação. Os resultados da avaliação dos improvisos reforçam os supracitados, uma vez que emergiram como factores determinantes para a aquisição de competências para a improvisação vocal o conhecimento de um repertório variado, a prática de audição de música instrumental ou instrumental e vocal em detrimento da audição de somente música vocal, e a análise e transcrição de solos de improvisadores de diversas épocas da história do Jazz. Estes factores estavam positivamente associados a um melhor desempenho nos aspectos Conteúdo Rítmico, Tonal e Criativo das improvisações avaliadas. Finalmente, sentir Confiança emergiu como um dos factores mais significativos para a aquisição e desenvolvimento de competências no Jazz vocal. A confiança sentida pelos improvisadores esteve associada ao domínio dos recursos técnicos como a Transcrição de solos e a Análise de solos.
- Relatório de prática educativaPublication . Pereira, Francisco António; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daEste trabalho é referente ao Relatório de Prática Educativa integrada no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo sobre a docência da música, os seus desafios e problemas, na perspectiva da implementação de novas ofertas educativas na área do jazz no ensino especializado das artes. O presente relatório está dividido em três capítulos. O primeiro é relativa à Observação em Contexto Educativo realizado nas aulas do Curso Complementar de Canto do Conservatório de Música do Porto. O segundo, Prática Educativa Supervisionada, aborda a componente prática do estágio realizado numa classe de conjunto da variante Jazz do Conservatório de Música do Porto. O terceiro e último capitulo deste trabalho aborda um projeto de intervenção, realizado no Conservatório, que relata e analisa um projeto dos docentes de Jazz da escola intitulado Jazz no CMP. Por fim, as minhas conclusões e reflexões finais sobre a Prática Educativa e o papel da docência no Jazz e o Ensino da Música.