Browsing by Author "Peixoto, Teresa Marina da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ser professor: a cada passo um novo desafioPublication . Peixoto, Teresa Marina da Silva; Ribeiro, Carla Patrícia da Silva; Silva, Sara Aboim daO presente relatório apoia-se na descrição e reflexão sobre as vivências e experiências desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, sendo o principal objetivo contribuir para um desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda. Este momento da formação mostrou-se repleto de descobertas do profissionalismo docente na procura de novos e melhores modos de agir, procurando uma articulação duradoura entre a teoria e a prática. Deste percurso realçam-se os momentos de reflexão e cooperação com os professores cooperantes, supervisores e demais intervenientes pois possibilitaram o partilhar de dúvidas e ideias na concretização de novas aprendizagens. Complementarmente à prática de ensino supervisionada, potenciou-se o amadurecimento dos saberes profissionais pela metodologia de investigaçãoação, sendo um suporte na construção de conhecimentos mais sólidos, pela planificação, ação e reflexão promotoras de situações de aprendizagem fundamentais para o crescimento profissional e pessoal. Neste âmbito, numa visão holística que envolveu os estudantes, professores, encarregados de educação e comunidade em geral, apresenta-se um projeto educativo relacionado com a Igualdade de Género que resultou da observação e reflexão educativa e pessoal da professora estagiária, constituindo-se como uma tentativa de promover atitudes e comportamentos dos estudantes pautadas pelo respeito e tolerância. No final deste percurso, pela adoção de uma atitude reflexiva e crítica sobre a ação educativa, a professora estagiária consciencializou-se da importância de cada passo dado para este desafio de ser professor, com o desejo de alcançar o seu maior objetivo – chegar a todas as crianças – e com a certeza de que há muito mais para aprender e construir.