Browsing by Author "Pasa, Saulo Steven"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A contribuição da disciplina de Educação Física para a formação integral dos alunosPublication . Pasa, Saulo Steven; Teixeira, Maria Inês da SilvaEste estudo tem como tema a contribuição da disciplina de Educação Física para a formação integral dos alunos, no ensino médio. O principal objetivo é conhecer a contribuição da disciplina de Educação Física para uma formação integral, na perspectiva dos professores e dos estudantes. Trata-se de uma disciplina que, pela sua especificidade, deve levar o aluno a atribuir significados às práticas corporais, favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas, para com elas levar à adoção de comportamentos adequados à sua prática, conduzir à reconstrução do conhecimento através de aprendizagens significativas, reforçar atitudes de solidariedade e de cooperação e contribuir para a resolução de problemas colocados por uma sociedade em permanente transformação. Em termos metodológicos, utilizou-se uma abordagem mista, de natureza quantitativa e qualitativa. Para a recolha de dados aplicou-se um questionário a 84 alunos de terceiro ano, pertencentes a quatro cursos diferentes de uma Instituição Federal, e realizou-se uma entrevista semiestruturada a dois professores da mesma instituição. As conclusões apontam para a necessidade de se definirem diretrizes pedagógicas e de se criarem estratégias de ensino diversificadas e adequadas à especificidade dos alunos, atendendo a diversidade e a diferença, no respeito pela inclusão de todos os alunos. Os professores devem trabalhar as três dimensões curriculares (conceptual, procedimental e atitudinal) conjugando teoria e prática, de forma a responder às necessidades e interesses dos seus alunos, num ambiente de entusiasmo que promova a criatividade e o desejo de adotar estilos de vida saudáveis. Estas características fazem com que a educação física desenvolva metodologias diferenciadas das demais disciplinas, contribuindo para uma formação plena, a nível cognitivo, socioafetivo e motor.