Browsing by Author "Oliveira, Sara Cristina Fernandes de"
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- Práticas de Gestão na Empresa Dr. Campos Costa - Consultório de Tomografia Computarizada, S.A.Publication . Oliveira, Sara Cristina Fernandes de; Silva, Eduardo Sá e; Pereira, Adalmiro Alvaro Malheiro de Castro Andrade; Pinto, Cláudio Rogério MonteiroEste estágio teve por motivação principal, com formação em contexto laboral, aplicar os conhecimentos adquiridos com o Mestrado em Gestão das Organizações das Unidades de Saúde. O trabalho proposto vai também de encontro às necessidades sentidas pela empresa Dr. Campos Costa – Consultório de Tomografia Computorizada, S.A., no sentido de conseguir informações sobre os players de mercado concorrentes, de modo a obter oportunidades de negócio. A manutenção de um projeto empresarial obriga a que os seus gestores estejam atentos às múltiplas e diversas movimentações no mercado em que atuam. Existem algumas ferramentas e/ou processos que poderão auxiliar na árdua tarefa de permanecer informado sobre os vários indicadores e estudos económicos que vão sendo publicados. E é neste âmbito que se enquadra o estágio realizado. A concretização deste trabalho permitiu-nos tirar algumas conclusões relativamente ao estado da concorrência da Imagiologia Clínica desde a zona de Aveiro até Viana do Castelo. Inicialmente fez-se o levantamento sobre o Sistema de Saúde em Portugal, abordando a História da Imagiologia Clínica. Fez-se o enquadramento da empresa, o Estudo de Mercado propriamente dito e a elaboração de uma base de dados para a área de Marketing. Seguiu-se três linhas de orientação para a realização do estudo de mercado da Imagiologia Clínica: primeiro, a nível dos players existentes em zonas geográficas de interesse para a empresa Dr. Campos Costa; segundo, a nível dos principais players concorrentes nas zonas onde existem Unidades Dr. Campos Costa; e, por último, a nível dos grandes prestadores de Imagiologia Clínica que concorrem diretamente com a empresa. Com este relatório pretende-se refletir sobre as atividades desenvolvidas, desde a conceptualização à realização das mesmas, e o seu impacto na Organização.
- Procedimentos concursais de recursos humanos na administração pública: processos judiciais no Tribunal ConstitucionalPublication . Oliveira, Sara Cristina Fernandes de; Meirinhos, Viviana AndradeCom o objetivo de identificar o âmbito das reclamações resultantes dos Procedimentos Concursais de Recursos Humanos na Administração Pública, este estudo apresenta uma revisão sistemática dos documentos jurídicos, que resulta numa análise global sobre as reclamações no contexto português. Metodologicamente, implementaram-se critérios de seleção que direcionaram a recolha da amostra. Esta integra 38 documentos jurídicos, publicados entre 1991-2020. Para o desenho da análise categorial da amostra recorreu-se à definição de 11 categorias: (1) o ano, (2) o relator, (3) os recorrentes, (4) os recorridos, (5) a espécie, (6) a vaga, (7) as entidades promotoras, (8) a duração do processo judicial, (9) a fundamentação, (10) os tribunais anteriores e (11) a decisão. Os resultados demonstram a existência de dois principais fundamentos das reclamações resultantes dos Procedimentos Concursais de Recursos Humanos na Administração Pública: um (e o principal) de natureza de Recrutamento e Seleção de Pessoal (N=32) e, outro, relativo ao Regime de Vinculação e Carreiras dos trabalhadores que exercem funções públicas (N=6). A principal contribuição dos resultados está na consciencialização dos intervenientes nos Procedimentos Concursais de Recursos Humanos na Administração Pública, nomeadamente, gestores, júris, dirigentes das entidades públicas, de que a maior fonte de insatisfação, que desagua no Tribunal Constitucional, encontra-se diretamente relacionada com o Recrutamento e Seleção de Pessoal. Pretende-se, então, que se reflita sobre os procedimentos inerentes ao Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na Administração Pública, principalmente a nível dos Requisitos de Admissão, colocando-os de forma mais clara e acessível, no sentido de evitar reclamações no âmbito jurídico.
