Browsing by Author "Oliveira, Pedro Afonso Moreira Peixoto da Conceição"
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- VRP dinâmico e de janelas de tempo aplicado ao planeamento de transportesPublication . Oliveira, Pedro Afonso Moreira Peixoto da Conceição; Pereira, Maria Teresa RibeiroNa sociedade moderna, com os avanços tecnológicos e a ambição e necessidade das empresas de se tornarem cada vez mais competitivas, todos os setores são afetados. O setor correspondente aos transportes nada se afasta dos demais, havendo, progressivamente, uma maior procura por transportes mais baratos e mais rápidos, aumentando assim a procura de soluções mais eficazes por parte das empresas que tratam dos mesmos. Por sua vez, este trabalho tem como objetivo estudar e explicar os problemas de rotas de veículos (VRP), analisando duas das suas vertentes. A vertente dinâmica (DVRP) estuda a possibilidade do surgimento de clientes dinâmicos, bem como a necessidade da alteração de rotas. A vertente com a aplicação de janelas de tempo (VRPTW), estuda a realização das entregas, por parte dos fornecedores aos clientes, dentro de janelas de tempo anteriormente definidas (normalmente aquando da aquisição do produto ou pedido de entrega). Para a recolha da informação necessária para a melhor compreensão destes temas foram utilizadas várias plataformas online de partilha e publicação de documentos. Através da análise dos mesmos foram retiradas as ideias e conclusões apresentadas ao longo do documento. A vertente da aplicação das janelas de tempo é mais bem analisada, uma vez que se analisa um caso de estudo encontrado num artigo e, posteriormente, desenvolve-se uma possível solução para os problemas de rotas de veículos com janelas de tempo. O caso de estudo explorado teve como intuito perceber a relação existente entre a utilização de janelas de tempo com diferentes intervalos e os custos de encargo, a satisfação dos clientes e o tempo de viagem. A solução apresentada, à semelhança do caso de estudo analisado, estuda a influência que as janelas de tempo têm nos custos das entregas. Através do mesmo é possível variar o número de veículos com os quais se trabalha, bem como as suas capacidades, o número de clientes servidos, o horário e procura dos mesmos e ainda o tamanho das janelas de tempo nas quais as entregas são realizadas. Por fim, conclui-se que deve haver um equilíbrio das janelas de tempo, uma vez que as mesmas não devem ser muito pequenas, porque podem traduzir-se em custos mais elevados, nem muito grandes, uma vez que podem diminuir a satisfação dos clientes e aumentar o tempo de processamento. O tamanho e capacidade da frota utilizada deve ser de acordo com a quantidade e procura dos clientes, aos quais a empresa costuma atender