Browsing by Author "Oliveira, Paulo C."
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ponderação e sequência de utilização de diferentes ambientes laboratoriais no processo ensino-aprendizagemPublication . Costa-Lobo, Cristina; Duarte, Marina; Alves, Gustavo R.; Oliveira, Paulo C.O processo ensino-aprendizagem tem sido alvo constante de estudos, em particular ao nível do Ensino Superior em consequência do aumento anual de novos alunos que, em termos meramente estatísticos, têm vindo a evidenciar um abaixamento progressivo das médias de acesso. A preocupação com a manutenção de um determinado nível de qualidade na formação destes alunos, conjugada com a vontade de alargar o acesso a todos aqueles que terminam o Ensino Secundário, despoletou uma maior intervenção dos especialistas em educação, em parceria com docentes de todas as áreas do Ensino Superior, na análise do problema. Considerando o caso particular das Ciências e Engenharias, onde a componente laboratorial no processo ensino- aprendizagem assume um papel relevante, os recentes avanços ao nível das tecnologias educativas criaram alternativas válidas aos ambientes laboratoriais tradicionais, nomeadamente os ambientes laboratoriais virtuais e remotos, ainda não totalmente exploradas. Em paralelo, assiste-se também a uma crescente preocupação com a análise dos estilos de aprendizagem, em resultado da crescente heterogeneidade que caracteriza, de forma global, os alunos que optam por aquelas áreas do Ensino Superior. Dispondo os docentes de uma variedade crescente de recursos educativos e de métodos de ensino, em face de um leque alargado de alunos com estilos de aprendizagem próprios, importa estudar de que forma se pode ponderar e sequenciar os diferentes tipos de ambientes laboratoriais, para atingir o objectivo geral de aumentar o nível do saber e das competências experimentais dos alunos que optam pelas Ciências e Engenharias.
- Psicologia da Educação no Instituto Superior de Engenharia do Porto: Projecto Caminhos de BolonhaPublication . Costa-Lobo, Cristina; Alves, Gustavo R.; Carvalho, C.; Delerue-Matos, Cristina; Duarte, Marina; Ferreira, P.; Martins, A.; Mendes, J.; Neves, Maria C.; Oliveira, Paulo C.; Viegas, Maria C.Este artigo apresenta a síntese da intervenção em Psicologia da Educação no Instituto Superior de Engenharia do Porto, no âmbito do Projecto Caminhos de Bolonha. O objectivo que norteia as actividades deste Projecto tem sido, desde o seu início, o apoio do Conselho Científico do ISEP na operacionalização do projecto de modernização e inovação do processo ensino aprendizagem no ISEP, induzido pela adesão ao processo de Bolonha.
- Weighting and sequence of use of different lab environment in the teaching-learning processPublication . Alves, Gustavo R.; Costa-Lobo, Maria C.; Duarte, Marina; Oliveira, Paulo C.The teaching-learning process has been a constant target of studies, particularly in Higher Education, in consequence of the annual increase of new students that, in merely statistic terms, have been progressively decreasing the application averages. The concern with the maintenance of a certain quality level in the training of these students, conjugated with the will to widen the access to all of those who finish Secondary School Education, has triggered a greater intervention from the education specialists, in partnership with the teachers of all Higher Education areas, in the problem analysis. Considering the particular case of Sciences and Engineering, where the laboratorial component in the teaching-learning process takes a relevant role, recent breakthrough of the educational technologies has created valid alternatives for the traditional laboratorial environments, namely the virtual and remote laboratorial environments, not totally explored yet. In parallel, it is also witnessed a rising concern with the analysis of learning styles, as the outcome of the rising heterogeneity that characterizes, in a global way, the students who choose those Higher Education areas. Having - the teachers - available a rising variety of educational resources and teaching methods before a wide number of students with unique learning styles, it is important to study in what way it is possible to ponder and sequence the different types of laboratorial environments, to achieve the general purpose of increasing the knowledge level and the students‘ experimental competences who chose the Sciences and Engineering.