Browsing by Author "Oliveira, Mariana Sousa Aranda de"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Comedy and the portuguese stereotype: case study: Spain’s frame of referencePublication . Oliveira, Mariana Sousa Aranda de; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraO objetivo desta dissertação de mestrado é investigar o papel da comédia na formação e reforço do estereótipo português no contexto social e cultural de Espanha. O estudo pretende analisar o impacto da comédia na perceção e representação da identidade portuguesa, centrando-se na forma como as representações cómicas podem contribuir para a perpetuação ou subversão de estereótipos culturais. Ao examinar a interação entre comédia, atitudes sociais e dinâmicas culturais, esta pesquisa pretende fornecer uma compreensão abrangente da influência da comédia no ambiente social e cultural português. O estudo será conduzido através da recolha de dados através de pesquisa e entrevista que mostrarão o conceito de Estereótipos Portugueses através de comédias. Serão também exploradas as suas opiniões e perceções sobre a forma como a comédia reforça ou desafia os estereótipos portugueses, bem como o seu impacto na imagem de Portugal e da sua cultura. Adicionalmente, serão analisados exemplos específicos de comediantes portugueses e espanhóis, examinando como as personagens e a cultura portuguesa são retratadas nesses programas. Será dada atenção aos elementos cómicos utilizados, como linguagem, estereótipos culturais e piadas relacionadas com Portugal. Os resultados desta investigação procuram contribuir para uma perceção mais profunda da influência da comédia nas atitudes sociais e dinâmicas culturais no contexto português. Irá esclarecer como o reforço ou subversão dos estereótipos portugueses na comédia afeta a perceção da identidade portuguesa e contribui para o ambiente social tanto em Portugal como entre os espanhóis. No geral, esta tese visa fornecer informações valiosas sobre a intrincada relação entre a comédia, os estereótipos culturais e o ambiente social, focando especificamente no contexto português observado pelos espanhóis.
- A influência da abordagem socioemocional na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Mariana Sousa Aranda de; Esteves, VanessaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e centra-se na articulação entre a aprendizagem da língua inglesa e o desenvolvimento de competências sacio-emocionais. Partindo da importância crescente de uma abordagem educativa mais holística, este trabalho propõe uma reflexão sobre o papel das emoções no processo de ensino-aprendizagem, especialmente nas primeiras etapas do percurso escolar. Com base em referenciais teóricos que valorizam a Aprendizagem Socioemocional, esta investigação explora possibilidades pedagógicas que promovam simultaneamente o desenvolvimento emocional e a aprendizagem do inglês como língua estrangeira. São ainda discutidas as implicações educativas desta articulação, bem como o contributo do professor para promover aprendizagens com relevância pessoal e um ambiente de sala de aula onde o bem-estar dos alunos é valorizado A estrutura do relatório inclui uma fundamentação teórica, a descrição do enquadramento metodológico, a apresentação da intervenção realizada em contexto de estágio, a análise dos dados recolhidos e, por fim, uma reflexão crítica sobre o percurso desenvolvido. Este trabalho procura contribuir para o aprofundamento da investigação no cruzamento entre a dimensão emocional e o ensino de línguas estrangeiras em contextos de ensino básico.