Browsing by Author "Neiva, Marilena Menezes Bandeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Profissionalização e educação de jovens e adultos (EJA): motivação e impactos da formação na vida pessoal e profissional dos alunos do curso técnico integrado de cozinha do Instituto Federal de Goiás - Campus GoiâniaPublication . Neiva, Marilena Menezes Bandeira; Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira Rodrigues; Carvalho, Gisélia LimaA problemática da educação no Brasil tem sido motivo de preocupação de muitos pesquisadores em função do nível de desigualdade conquistada ao longo de sua trajetória de desenvolvimento que excluiu boa parte da população da sala de aula. Assim, há uma leva de pessoas fora da escola, o que reverbera na necessidade de criar programas específicos de educação que atendam diferentes perfis de estudantes e em diversos níveis de verticalidade. O Atlas Brasil 2013 (Pnud/Ipea) demonstrou que, em 2010, somente aproximadamente 55% de pessoas com 18 anos ou mais havia concluído o ensino fundamental. Foi com o propósito de atuar para esse público que foi criado o Programa Nacional de Integração de Jovens e Adultos (Proeja), com o apoio da Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Assim, o presente estudo trata da temática da profissionalização relacionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pretende analisar os fatores motivacionais e os impactos na vida pessoal e na formação profissional dos alunos do curso Técnico Integrado em Cozinha do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia. O desenho de investigação terá como método a Pesquisa Exploratória auxiliada pelo método empírico. A coleta de dados deu-se por meio de questionários aplicados para os alunos do curso Técnico Integrado em Cozinha do Câmpus Goiânia (IFG), assim como para o coordenador de curso. O aporte teórico foi realizado por meio de levantamento e estudo de artigos, livros e documentos que tratam da educação voltada para jovens e adultos, da história de formação dos IF e de temas ligados à motivação. Ao final, analisam-se os dados coletados junto do corpo discente do referido curso, alvo de estudo e seu Coordenador. A pesquisa revelou que apesar dos problemas envolvendo os alunos na modalidade EJA, eles veem nessa formação uma oportunidade de progredir na vida profissional e pessoal, por se tratar de uma instituição prestigiada. A Coordenação de Curso reconhece que falta muito para melhorar as condições de sua operacionalização e que busca junto aos gestores medidas para superar as dificuldades encontradas. Esta pesquisa apresenta sugestões de melhoria a serem consideradas.