Browsing by Author "Nakamura, Cristina Massae"
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- Projecto encantamento captação de alunos para o ensino médio integrado: estudo de caso no Instituto Federal do Mato Grosso Campus Pontes e LacerdaPublication . Nakamura, Cristina Massae; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deNuma instituição de ensino, uma das principais metas é preenchimento das vagas ofertadas e responder às demandas de responsabilidade social. O Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda desde 2009, realiza anualmente, o Projeto Encantamento, uma ação desenvolvida com os alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental das escolas no munícipio de Pontes e Lacerda, com o propósito de incentivá-los a prosseguir os estudos no ensino médio integrado no IFMT e assim preencher as vagas ofertadas e cumprir com uma de suas atribuições elencadas no rol de responsabilidade social da instituição. Contudo apesar de ter sido realizado quase todos os anos, não houve até ao momento uma pesquisa de mensuração quanto a sua eficiência. E partindo deste diagnóstico, realizou-se este estudo de caso, de natureza descritiva, recorrendo a uma técnica de recolha de dados mista, nas dependências do campus, a fim de averiguar a sua eficiência enquanto estratégia de captação de novos alunos. O público alvo investigado foram os alunos matriculados nos anos de 2017 e 2018 dos cursos do ensino médio integrado dos turnos matutino e vespertino e os servidores que trabalharam na aplicação do Encantamento nos anos de 2016 e 2017, a pesquisa documental e a observação participativa da investigadora também foram utilizados como método de recolha de dados. Os resultados demonstraram que o Projeto Encantamento tem sido eficiente na captação de novos alunos para o ensino médio integrado, pois quase 80% dos alunos pesquisados afirmaram terem sido influenciados a participar do processo seletivo e serem alunos no IFMT; a opinião dos servidores e informações quanto ao número de inscritos antes e posterior à aplicação do projeto colaboram para atestar a sua eficiência. Os contributos pretendidos para este estudo de caso é proporcionar melhorias na aplicabilidade do Projeto Encantamento e que outros institutos federais que tenham o mesmo problema de captação de novos alunos possam utilizá-lo adequando às suas realidades.