Browsing by Author "Moreira, Tiago Fernando Silva"
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- A importância da satisfação dos colaboradores na performance económica e financeira das empresas - evidências nas empresas cotadas brasileirasPublication . Moreira, Tiago Fernando Silva; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daA satisfação dos colaboradores revela-se um fator crítico para o sucesso de uma organização. Para que os colaboradores de uma empresa se sintam motivados no desempenho das suas tarefas é necessário que estes se sintam satisfeitos no seu trabalho. São os colaboradores que através da sua produtividade contribuem para a melhoria da performance económica e financeira das empresas. O objetivo desta investigação consiste em analisar o impacto da satisfação dos colaboradores na performance económica e financeiras das empresas brasileiras cotadas na Bovespa, no período entre 2011 e 2020. Começando pela revisão de literatura, esta procurou aprofundar a temática da satisfação e o desempenho no trabalho, quer ao nível individual, quer ao nível coletivo, em termos da organização como um todo, tendo-se, no final, definido as hipóteses de partida para a investigação. De seguida, foi conduzido um estudo empírico de forma a validar as hipóteses de partida e testar o objetivo desta investigação. Foram utilizados neste estudo dados recolhidos através das bases de dados Eikon, Datastream e Worldscope, tendo sido analisadas 38 empresas. A performance económica e financeira das empresas foi aferida tendo em conta três indicadores, designadamente, a rendibilidade do ativo (ROA), a rendibilidade do capital próprio (ROE) e o Q de Tobin. Como forma de aferir a satisfação dos colaboradores, foi utilizado um vetor de quatro variáveis explicativas, sendo elas, a percentagem de colaboradores satisfeitos no trabalho, a pontuação ESG da força de trabalho, a implementação de horários de trabalho flexíveis e a existência de políticas de diversidade e de oportunidades nas organizações. O modelo de regressão econométrica utilizado foi o modelo de efeitos fixos para os indivíduos e para o tempo, tendo sido obtidas evidências de que a satisfação dos colaboradores tem um impacto positivo e significativo na performance económica e financeira das empresas brasileiras cotadas na Bovespa.