Browsing by Author "Monteiro, Carlota Maria de Andrade Marinho"
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- Leitura à primeira vista: a importância do desenvolvimento desta competência nas aulas de harpaPublication . Monteiro, Carlota Maria de Andrade Marinho; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Vivan, Ilaria; Salvi, Angélica; Cassola, TiagoO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi concretizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ministrado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. Este trabalho integra, não só as várias atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, como também o Projeto de Investigação elaborado, no qual foi analisada a importância de desenvolver a capacidade de leitura à primeira vista, com os alunos, nas aulas de harpa. O primeiro capítulo deste relatório designa-se de Guião de Observação da Prática Musical, no qual é introduzida a instituição de ensino onde foi realizado o estágio, dando a conhecer a escola, a comunidade educativa e as diferentes atividades escolares e artísticas nesta desenvolvidas. Em seguida, no capítulo intitulado Prática de Ensino Supervisionada, é apresentado o relatório de todas atividades realizadas no estágio (incluindo planificações, registos de observação de aulas, atividades extracurriculares), como também os programas e as matrizes das disciplinas lecionadas, concluindo com uma reflexão final sobre todo o processo. A última secção deste trabalho consiste num Projeto de Investigação, desenvolvido em torno da importância do desenvolvimento da leitura à primeira vista nas aulas de harpa, reunindo os conhecimentos existentes acerca deste tema, bem como uma análise dos recursos e da realidade atual desta prática nas aulas de harpa, em Portugal, recorrendo a métodos de recolha de dados, como os inquéritos por questionário e entrevista. Através deste projeto de investigação foi possível constatar que os professores de harpa, em Portugal, não só reconhecem a importância e exigência desta atividade, como também a integram nas suas aulas. Para além disso, foi possível identificar as maiores dificuldades dos alunos de harpa na realização de tarefas de leitura, para as quais foram propostas diversas estratégias, baseadas na revisão de literatura.