Browsing by Author "Miranda, Ana Rita Carvalhal"
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- Estratégias de comercialização de potência como medida de eficiência energéticaPublication . Miranda, Ana Rita Carvalhal; Carvalho, José António Beleza deAtualmente a comercialização de energia elétrica em Baixa Tensão Normal (BTN), quer no mercado regulado quer no mercado liberalizado, não prevê a possibilidade de comercialização da potência, fora dos parâmetros e regras conhecidas, de acordo com outros interesses e perfis dos consumidores. Este facto pode ser suscetível de produção supérflua de energia elétrica, que convém minimizar. Por outro lado, ao consumidor, interessa apenas pagar a potência que efetivamente necessita, em determinado período, sendo que, também, poderá será uma boa oportunidade para sensibilizar o consumidor para uma utilização mais racional da potência que dispõe. Ao longo desta dissertação, será demonstrado que adotando diferentes estratégias, para além das atualmente conhecidas de comercialização do valor da potência, estaremos a contribuir para uma melhoria da eficiência energética do nosso país e do planeta Terra. Para o estudo dos consumos associados a cada utilizador, revelou-se necessário o desenvolvimento e utilização de uma ferramenta capaz de efetuar medições dos consumos instantâneos de uma instalação, bem como o registo destes valores, para análise, em domínio Excel, interligada com uma plataforma de comunicação. bidirecional, entre o consumidor e o comercializador, a saber: • Ferramenta de gestão e monitorização de consumos: desenvolvida com recurso ao Arduino, PLX-Daq, sensor de corrente e Excel; • Plataforma de comunicação entre o consumidor e o comercializador: desenvolvida com recurso ao ambiente de desenvolvimento Bizagi. Numa primeira análise, poderá parecer que o comercializador terá prejuízos a nível de valores faturados com o escalão de potência contratualizada, contudo, se for tida em conta a constante evolução e inovação dos meios tecnológicos disponibilizados aos utilizadores, esta poderá ser uma grande fonte de Marketing para o comercializador, que desta forma cativará mais clientes, possibilitando uma maior interação entre o consumidor/comercializador.
