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Estratégias de comercialização de potência como medida de eficiência energética

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Atualmente a comercialização de energia elétrica em Baixa Tensão Normal (BTN), quer no mercado regulado quer no mercado liberalizado, não prevê a possibilidade de comercialização da potência, fora dos parâmetros e regras conhecidas, de acordo com outros interesses e perfis dos consumidores. Este facto pode ser suscetível de produção supérflua de energia elétrica, que convém minimizar. Por outro lado, ao consumidor, interessa apenas pagar a potência que efetivamente necessita, em determinado período, sendo que, também, poderá será uma boa oportunidade para sensibilizar o consumidor para uma utilização mais racional da potência que dispõe. Ao longo desta dissertação, será demonstrado que adotando diferentes estratégias, para além das atualmente conhecidas de comercialização do valor da potência, estaremos a contribuir para uma melhoria da eficiência energética do nosso país e do planeta Terra. Para o estudo dos consumos associados a cada utilizador, revelou-se necessário o desenvolvimento e utilização de uma ferramenta capaz de efetuar medições dos consumos instantâneos de uma instalação, bem como o registo destes valores, para análise, em domínio Excel, interligada com uma plataforma de comunicação. bidirecional, entre o consumidor e o comercializador, a saber: • Ferramenta de gestão e monitorização de consumos: desenvolvida com recurso ao Arduino, PLX-Daq, sensor de corrente e Excel; • Plataforma de comunicação entre o consumidor e o comercializador: desenvolvida com recurso ao ambiente de desenvolvimento Bizagi. Numa primeira análise, poderá parecer que o comercializador terá prejuízos a nível de valores faturados com o escalão de potência contratualizada, contudo, se for tida em conta a constante evolução e inovação dos meios tecnológicos disponibilizados aos utilizadores, esta poderá ser uma grande fonte de Marketing para o comercializador, que desta forma cativará mais clientes, possibilitando uma maior interação entre o consumidor/comercializador.
At present, the commercialization of electricity in Normal Low Voltage Normal, in both the regulated market and the liberalized market, does not foresee the possibility of commercialization of power, outside parameters and known rules, according to other interests and consumer profiles. This fact may be susceptible of superfluous production of electric energy, which should be minimized. On the other hand, it is only in the interest of the consumer to pay for the power he effectively needs in a given period, and it may also be a good opportunity to sensitize the consumer to a more rational use of the power at his disposal. Throughout this dissertation, it will be demonstrated that by adopting different strategies, in addition to the currently known commercialization of the value of power, we will contribute to an improvement of the energy efficiency of our country and the planet Earth. For the study of consumptions associated to each user, it was necessary to develop and use a tool capable of taking measurements of the instantaneous consumption of an installation, as well as recording these values for analysis in Excel domain, interconnected with a platform of communication. bidirectional relationship between the consumer and the marketer, namely: • Consumption management and monitoring tool: developed using Arduino, PLXDaq, current sensor and Excel; • Communication platform between the consumer and the marketer: developed using the Bizagi development environment. In a first analysis, it may appear that the marketer will suffer losses in terms of invoiced values with the contracted power rating, however, if the constant evolution and innovation of the technological means made available to users is taken into account, this can be a great source of Marketing to the marketer, who in this way will attract more customers, allowing a greater interaction between the consumer / marketer.

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Energia elétrica Escalões de potência Potência contratada Regimes tarifários Comercializadores de energia Diagrama de cargas Gestão de consumos Electricity Power levels Contracted power Tariff regimes Energy traders Load diagram Consumption management

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